Abordagem Notícias
DOM CUMPIM
AGRICULTURA • 10/06/2016

Aprumar vai construir mais de 200 unidades habitacionais em Assis

Esta é uma conquista histórica, com caráter social e tem a Aprumar como Entidade Organizadora

Aprumar vai construir mais de 200 unidades habitacionais em Assis

A Associação dos Produtores Rurais de Assis e Região (APRUMAR), como Entidade Organizadora (EO), vai construir em Assis um grande empreendimento de interesse social para a cidade. A conquista é histórica, implica na construção de 239 unidades habitacionais do Programa do Governo Federal Minha Casa Minha Vida (MCMV) e foi divulgada em coletiva de imprensa na manhã desta quarta-feira, dia 8 de junho. 

A APRUMAR acreditou na possibilidade de proporcionar tal benefício aos assisenses e tem trabalhado arduamente nesse projeto desde 2013, quando foi apresentado, selecionado e aprovado para que sejam construídas essas casas que vão abrigar 239 famílias. 

Esta é a primeira vez que uma entidade como a APRUMAR concretiza esse feito de interesse social para as famílias que não têm casa própria e que se enquadram no Programa do Governo Federal do MCMV. 

A contemplação foi noticiada através da Portaria nº 107 de 26/02/2013, do Ministério das Cidades, operacionalizada pela Caixa Econômica Federal. Essa Portaria permite que Organizações Não Governamentais (ONGS), sem fins lucrativos, participem desse tipo de programa do Governo Federal. 

Em 14 de abril deste ano foi divulgada a Portaria nº 123 habilitando a APRUMAR a desenvolver o projeto no âmbito do Programa MCMV, em operação com recursos do Fundo de Desenvolvimento Social (FDS). 

Mediante a divulgação dessa Portaria, a APRUMAR já assinou contrato junto à Caixa Econômica Federal e adquiriu a área onde as 239 casas serão construídas. Nos próximos dias serão norteados, pelo agente financeiro, as ações para a execução do projeto, assim como a divulgação da data para que os interessados façam suas inscrições. 

De acordo com José Fernandes, que estava à frente da APRUMAR na época em que o projeto foi apresentado, esta conquista deve ter grande repercussão na vida das pessoas e na economia local, principalmente por realizar o sonho da casa própria. 

Os critérios de inscrição ainda serão divulgados, após reunião com a Diretoria da APRUMAR, que será a responsável pelo estabelecimento dos critérios e requisitos, além dos estabelecidos pelo Governo Federal para que o interessado faça sua inscrição para participar, posteriormente, do processo de seleção. 

"O projeto é de grande magnitude para a cidade e para a economia local, mas, principalmente para as famílias que não têm casa própria e que poderão participar da seleção das unidades habitacionais. Nós estamos trazendo para a cidade mais de R$ 18 milhões do Fundo de Desenvolvimento Social. Esse recurso financeiro ficará no comércio local, assim como a mão de obra também será local porque queremos valorizar a nossa mão de obra e o nosso comércio", diz José Fernandes. 

Além da satisfação dessa conquista para a cidade, o que é histórico, José Fernandes fala com muita propriedade sobre a importância das parcerias. 

" Temos como grande parceira a Caixa Econômica Federal. Já demos passos importantes: tivemos nosso projeto aprovado; a APRUMAR é a única entidade da região que apresentou o projeto como Entidade Organizadora, para construir as casas e foi contemplada. Tudo isso graças ao empenho de nossa Diretoria e ao know-how que temos no gerenciamento de vários projetos. Inclusive, já adquirimos a área onde serão construídas as 239 unidades e isso, com certeza, vai diminuir o déficit habitacional do Município. Além desse projeto, que foi contemplado, um outro também foi apresentado na mesma ocasião, mas lamentamos não ter sido aprovado, que é o Programa Nacional de Habitação Rural", diz Fernandes. 

O Programa Nacional de Habitacional Rural (PNHR) visava à construção ou reforma de residências de produtores rurais familiares, na zona rural de Assis e diversos municípios da região. Para finalizar, José Fernandes lembra as dificuldades e o empenho necessário, além da burocracia, para que esta conquista fosse realizada. 

"Nós estamos muito felizes por trazermos essas casas às pessoas que se enquadram no Programa, e podemos dizer que não foi fácil, porque se fosse fácil todos fariam. Nós desejamos que nossa população tenha melhor qualidade de vida e dignidade. Estamos aguardando ansiosamente pela chegada dos próximos dias para anunciarmos a data da inscrição, o que esperamos que não demore e que seja ainda este mês", finaliza. 

Assessoria de Imprensa 




lena pilates
Pharmacia Antiga
Hoje tem 'Arraiá da Aprumar'