Abordagem Notícias
SANTA CASA
COLUNAS • 21/01/2019

'Abordando Coisas da Vida' - Maturidade

Por Claudia Bonato

'Abordando Coisas da Vida' - Maturidade

Ninguém nasce pronto. Somos todos seres em crescente evolução. Morremos a cada dia após nosso nascimento físico e precisamos, no decorrer da vida, criar estratégias e utilizar instrumentos para lidar com todo e qualquer tipo de situação. Existem algumas pessoas, ou a maioria delas, que costuma usar o clichê :-Eu me conheço.

Não. Nunca nos conhecemos totalmente, por estarmos na constante bateria de testes do conjunto chamado VIDA.

Desde o nascimento, a infância, a adolescência, e, finalmente a idade adulta, abrimos e fechamos ciclos sem durabilidade fixa. Existem ciclos que duram segundos, outros, uma estação; uns anos a fio e até os que não  conseguimos fechar nunca, por sempre sermos marcados pelo imprevisto, pelo elemento surpresa...o fim de nossas vidas.

Começamos num trabalho, mas nem sempre somos nós  que recebemos ou louros da vitória...Iniciamos um relacionamento sem saber se será  para sempre, pois nesse convívio dependemos de ações e relações do parceiro que é  tão  imprevisível como nós mesmos. Devido ao berço que cada um trouxe para esse par.

Poderia citar aqui inúmeras situações da vida, mas o que quero focar é o produto final de cada experiência de vida. O que sobra, ou que somamos ao término de algo: A maturidade.

A maturidade é o resultado de todas essas conexões, só  amadurecemos porque tivemos que ultrapassar limites, vencer barreiras, alçar novos voos ,descobrir outras maneiras, instaurar nossos valores, rever novos conceitos, obedecer deveres e fazer valer nossos direitos.

Outro dia vi um artigo sobre maturidade. Dizia que os homens só estão  maduros aos 54 anos! Procurei argumentos para tal afirmação, nenhum deles me convenceu, pois parto da premissa de que somos seres únicos, independente de sexo. Todos os homens amadurecem aos 54? Então que me expliquem porque conhecemos adolescentes - ouso dizer crianças, com uma maturidade precoce devido às  bagagens que a vida lhes impôs. E pessoas que estão já em idade avançada - se é  que exista esse padrão nos dias de hoje, totalmente inconsequentes.

Por favor, sem bula! Cada um de nós amadurece às  nossas próprias penas. No combate do cotidiano, matamos um leão e meio por dia.

Por isso a maturidade nos leva à superação. Quem nunca olhou para traz e se perguntou como conseguiu passar por tal prova, infortúnio?

Sim, amadurecemos a cada desafio do dia a dia, somos como a fênix: ressurgimos das cinzas, instantaneamente, então nunca ouse falar que qualquer ser humano é um fraco. Não! Ninguém é mais fraco, ou mais forte, apenas cada indivíduo é capaz de suportar uma carga que para o outro é impraticável. Daí o fascínio do ser humano. As divergências peculiares. Como num lindo pomar, somos frutas que amadurecem cada qual no seu tempo.

É  maravilhoso saber que a maturidade nos dá  munição para nossas guerras internas e lutas externas, ela nós solidifica e assim podemos nos tornar pessoas melhores para compartilhar saberes, vivências  com o outro.

Nunca se ache menos ou mais do que você é. No seu tempo suas mudanças farão você fazer proezas das quais nunca mensurou. Reflita sobre o quanto você já  amadureceu e como isso te tornou alguém mais compassivo, complacente, humilde, solidário. Nunca esqueça de valorizar cada pessoa, pois as melhores coisas da vida, não são coisas.

21/01/2019