Abordagem Notícias
UNOPAR/ANHANGUERA
LOCAL • 06/10/2018

Quase 72 mil eleitores do município de Assis estão aptos a votar

Todos podem usar camisetas de partidos e documentos com foto, ao invés do título.

Quase 72 mil eleitores do município de Assis estão aptos a votar

Depois de um longo período de campanhas eleitorais no Brasil inteiro, de manifestações acirradas de eleitores simpatizantes de um, ou outro candidato, de uma campanha atípica - com atentado contra um dos presidenciáveis, chega finalmente o dia do pleito para as Eleições Gerais e 71. 759 eleitores do município de Assis estão aptos a votar neste 07 de outubro.

Misael da Silva Maia, 15ª Zona Eleitoral, presta alguns esclarecimentos ao jornalismo Abordagem Notícias, dentre os quais, que os locais de votação continuam os mesmos em Assis. “A numeração da seção mudou, pois absorvemos as seções que eram da 290ª Zona Eleitoral, mas o local de votação permanece o mesmo”, explica.

Os eleitores podem usar camisetas de partidos no dia da eleição, como manifestação individual e silenciosa, mas não em grupos. Também não pode haver distribuição de camisetas nem tentativa de convencimento de outros eleitores. Broches e adesivos também são permitidos.

Misael destaca que os eleitores trajados com camisetas de partidos e candidatos não podem ficar parados nos locais de votação, como pátios de escolas, já que no dia da eleição é proibido todo e qualquer tipo de propaganda eleitoral. “Eles serão observados”, alerta.

É terminantemente proibida a distribuição de santinhos – derrame de material, ou seja, a “boca de urna”. “O juiz já mandou expedir ofício para a Polícia Militar ficar alerta durante noite e madrugada, para que não permita o derrame de material de campanha; a Prefeitura Municipal foi oficiada para fazer, o quanto antes, a limpeza dos materiais que porventura forem espalhados; os partidos receberam ofícios para que abstenham de fazer isso e que os presidentes informem seus filiados sobre a propaganda irregular”, destaca.

A “boca de urna” é enquadrada quando o eleitor é abordado e influenciado a votar em qualquer candidato, seja através do incentivo em troca de dinheiro, serviços ou até presentes.

Quem for flagrado no ato de compra de voto pode sofrer pena de seis meses a um ano de prisão e aplicação de multa que vai de R$ 5 mil até R$ 15 mil, além de ter suspensos os direitos de eleitor, no qual fica sujeito a enfrentar problemas para acessar a aposentadoria e emitir passaporte.

É configurado propaganda irregular qualquer veiculação partidária a partir das 22h de sábado (6), véspera das eleições, assim como a distribuição de itens de campanha, como: santinhos, camisas, bonés, adesivos, entre outros.

Quem perdeu o título de eleitor pode votar com um documento que contenha foto. “O importante é saber qual sua zona eleitoral, caso não tenha o título”, destaca

Uma novidade é um aplicativo que pode ser baixado no celular, o “e-título”. O aplicativo móvel para obtenção da via digital do título de eleitor, permitirá ao eleitor o acesso rápido e fácil às suas informações junto à Justiça Eleitoral, tais como: acesso à via digital desse documento, consultar o número do título e local de votação, emitir certidão de quitação eleitoral e emitir certidão de crimes eleitorais. O aplicativo vai mostrar dados do eleitor, como nomes e onde vota. Ele pode ser usado para a votação.

O app pode ser baixado para smartphone ou tablet, nas plataformas iOS ou Android. Após baixá-lo, basta inserir os dados pessoais.

Para o eleitor que ainda não fez o cadastro biométrico, é necessário apresentar um documento oficial com foto sempre que for utilizar o título digital.

Sobre os resultados das eleições, Misael comenta que a expectativa é que sejam conhecidos na mesma noite de 07 de outubro. “Esperamos ter os resultados no mesmo dia, em Assis e também Brasil”, finaliza.

 

 

Redação e foto Abordagem Notícias.

 

 

 

 

 




lena pilates
Pharmacia Antiga