Abordagem Notícias
SANTA CASA
CULTURA • 24/04/2018

Folia de Reis: Cândido Mota terá Oficina do Projeto Novos Foliões, de Palmital

A inscrição é grátis e pode ser feita de 16 a 24 deste mês.

Folia de Reis: Cândido Mota terá Oficina do Projeto Novos Foliões, de Palmital

Palmital-SP é o município do Brasil onde se realiza a maior festa de Folia de Reis no gênero de distribuição gratuita de alimentos. Todos os anos, moradores de toda a região participam da enorme manifestação que reúne cultura, folclore e fé.

A  63ª edição da Festa de Santos Reis de Palmital, foi realizada em 13 de janeiro de 2018. Houve um verdadeiro banquete, saboreado por crianças, jovens, adultos e idosos na celebração que sempre reúne gente de toda idade. 

Devido ao grande e crescente sucesso do evento, em 2013 surgiu a ideia de fazer algo para fortalecer as Cias de Reis de Palmital. Mário Reis, o Juninho, criou então o "Projeto Novos Foliões", uma oficina que valoriza toda a cultura da festa popular de forma prática e eficaz para a preservação das folias de reis.

Agora, em 2018, houve ampliação do projeto e as ações do Novos Foliões - com incentivo da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo e o Proac, não estão mais restritas a Palmital.

Criado por Mário Reis,  a 1ª oficina do projeto ‘Novos Foliões’ será realizada na Biblioteca Municipal de Cândido Mota, no próximo dia 28, das 14h às 18h, com inscrição grátis de 16 a 24 deste mês, na própria sede da biblioteca, na rua Ângelo Pípolo, 415. 

Nos próximos meses de maio, junho e julho, serão promovidos 10 encontros na cidade de Palmital, para maior desenvolvimento e perpetuação da tradição. Vamos usar a página do facebook para manter os futuros, e já foliões, atualizados e informados de tudo que acontecer”, contou Reis.

A oficina transmite os saberes e a vivência da Folia de Reis na região, uma das mais importantes manifestações folclórica brasileira. Durante a oficina será mostrado como uma Folia de Reis maneja todos seus rituais durante uma jornada para a realização da tradicional e grande festa. Para os interessados em cultura popular, na viola caipira, nas tradições regionais, é bastante interessante participar. Vale ressaltar que podem participar pessoas de todas as faixas etárias.

 




lena pilates
Pharmacia Antiga