Abordagem Notícias
Unifio
REGIÃO • 11/04/2016

Piloto conscientiza crianças e distribui sementes contra o Aedes

Aventureiro Lu Marini passou por escolas em Salto Grande

Piloto conscientiza crianças e distribui sementes contra o Aedes

Um piloto de paramotor está realizando uma expedição nas regiões que abrangem os principais rios brasileiros para alertar sobre as formas de combater o mosquito Aedes Aegypti. Desta vez, Lu Marini sobrevoou o Rio Paranapanema, em Salto Grande (SP), onde distribuiu sementes de crolatária, uma planta que atrai libélulas. O inseto se alimenta das larvas do mosquito. Além dos voos, o aventureiro também aproveitou a viagem para conversar com crianças de escolas da cidade.

Em um bate-papo, Lu Marini explica às crianças os modos de combate ao mosquito transmissor da dengue, vírus da zika e febre chikungunya. O piloto também distribui as sementes da planta aos pequenos estudantes, que aprendem a lição do dia. “Não podemos deixar água parada. A gente tem que economizar e sempre tirar água dos pneus e vasos de planta”, explica Paulo Henrique Soares de Souza, de 8 anos. Para Lu Marini, a atividade é prazerosa. "É gratificante demais. É minha grande válvula. Em cada encontro gosto de ir na escola para falar do meio ambiente", comenta.

Aventura
A expedição teve início na nascente do Rio Paranapanema, em Capão Bonito (SP). Contudo, o piloto já sobrevoou o oceano atlântico, pantanal e o estado do Amazonas para trabalhar em busca de um único objetivo: a extinção do Aedes Aegypti. “Eu estou voando e se vejo um ferro velho ou lugares que podem atrair o mosquito, fotografo e marco no GPS”, diz.

As paisagens por onde Lu Marini passou justificam o tamanho de sua aventura. Além de contribuir com a saúde pública, o piloto também tem a oportunidade de admirar as belezas da natureza. “É um rio [Paranapanema] considerado o mais limpo do estado de São Paulo. E além disso está cheio. Eu queria poder interagir mais com a natureza não vendo só problemas, mas vendo coisas legais também”, finaliza.

Fonte - G-1 Bauru e Marília

Foto TV Tem




lena pilates
Pharmacia Antiga