FEMA e Santa Casa de Assis realizam prova de residência médica em três áreas
Seleção ocorreu no último sábado e marcou o primeiro edital conjunto das instituições.
A Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), em parceria com a Santa Casa de Misericórdia de Assis, realizou no último sábado (07), a prova do processo seletivo para os programas de residência médica em Clínica Médica, Cirurgia Geral e Cardiologia. A aplicação ocorreu no Bloco 11 da instituição e reuniu candidatos de diferentes regiões.
De acordo com o diretor acadêmico da FEMA, professor Dr. Ricardo Estefani, o processo seletivo consolida a instituição como referência na formação médica especializada. “O processo seletivo para as residências médicas da FEMA, em parceria com a Santa Casa, coloca a instituição entre as escolas de medicina que oferecem a única modalidade legal e recomendada para a formação do verdadeiro especialista. Clínica Médica e Cirurgia Geral são a base da medicina e fundamentais para o acesso às subespecialidades. Com isso, colocamos a FEMA no patamar de escolas que realmente se preocupam com a formação médica e com as especialidades”, comenta.
Segundo ele, a iniciativa também amplia o acesso de candidatos de todo o Brasil às vagas e contribui diretamente para a saúde regional. “Nosso primeiro processo seletivo já mostrou sucesso, com um número muito significativo de inscritos e alta procura pelas vagas”, completa o diretor.
A coordenadora do curso de Medicina da FEMA, professora Ma. Maria da Penha Belavenuta, destaca a importância da residência médica para a instituição, para o hospital e para a comunidade. “Para nós, enquanto instituição, e para a Santa Casa, que foi hospital acolhedor desde o início do internato, é uma grande conquista. A residência médica faz toda a diferença, porque o médico já está formado e segue em ambiente hospitalar e ambulatorial, agora em processo de especialização”, afirma. Ela ressalta ainda o impacto positivo para Assis e região. “Isso traz benefícios para o serviço que recebe os residentes e para toda a comunidade. Tivemos egressos da própria FEMA e também candidatos de outras cidades e instituições, o que é muito gratificante, especialmente por ser a primeira prova nessas áreas, incluindo Cardiologia”, pontua.
Para o presidente da Comissão de Residência Médica (COREME) da FEMA, professor e médico Bruno Daniel Ferrari, o resultado do processo seletivo confirma a credibilidade da iniciativa. “Hoje é um dia de muita satisfação e orgulho ao noticiar o sucesso da Residência Médica 2026 em seu primeiro edital FEMA–Santa Casa de Assis. O número de inscritos em Clínica Médica e Cirurgia Geral foi equivalente ao de instituições tradicionais de residência médica no Brasil”, destaca. Segundo o professor, a parceria fortalece tanto o ensino quanto a assistência à população. “Isso demonstra a acreditação da nossa instituição e chancela que, em conjunto com a Santa Casa de Assis, temos gerado frutos na mais alta complexidade do ensino médico, melhorando a assistência aos pacientes e elevando o ensino médico regional”, conclui.
Com a realização da prova, a FEMA e a Santa Casa de Misericórdia de Assis reforçam o compromisso com a formação médica de qualidade e com o fortalecimento da saúde regional, ao oferecer programas de residência alinhados às exigências legais e às necessidades do sistema de saúde.
A expressiva procura pelas vagas confirma a relevância da iniciativa e consolida a parceria como um passo importante para ampliar o ensino médico especializado e a assistência à população de Assis e região.
Fonte: Assessoria de Comunicação
© Toda reprodução desta notícia deve incluir o crédito ao Abordagem, acompanhado do link para o conteúdo original.

Participe do nosso grupo do WhatsApp!
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Assis e região
Clique aqui para entrar no grupo
