Abordagem Notícias
Unifio
ASSIS E REGIÃO • 29/09/2025 às 12:31

I Simpósio Nacional da Síndrome da Murcha da Cana reúne especialistas com presença da Assocana

Com a participação no simpósio, a Assocana transforma conhecimento em ação.

I Simpósio Nacional da Síndrome da Murcha da Cana reúne especialistas com presença da Assocana

O gerente Agrícola da associação, Flávio Teixeira, e o consultor de campo Sérgio Zimmerman participam amanhã (30/09) do evento inédito que será realizado no Centro de Cana do Instituto Agronômico (IAC), em Ribeirão Preto/SP. Promovido pelo Instituto Nacional de Excelência Canavieira (CANAEX), o simpósio reunirá especialistas de renome, universidades, empresas de biotecnologia, usinas e produtores para debater estratégias e soluções frente a uma das maiores ameaças à sustentabilidade da lavoura canavieira.

Com a participação no simpósio, a Assocana transforma conhecimento em ação: investe na formação contínua de sua equipe para levar aos associados soluções práticas e atualizadas no enfrentamento dos desafios da lavoura canavieira.

“A presença dos nossos Técnicos no Simpósio mostra que a busca por inovação e aprendizado não é apenas uma meta, mas parte do DNA da associação, sempre conectada às tendências e pronta para compartilhar conhecimento estratégico com nossos associados”, observa o presidente da Assocana, Bruno Garcia Moreira.

Sobre a Síndrome da Murcha da Cana-de-Açúcar

Erroneamente confundida com uma doença isolada, a “Murcha da Cana-de-Açúcar” é na verdade causada por um complexo de agentes patogênicos, como os fungos Colletotrichum falcatum, Phaeocytostroma sacchari (Pleocyta sacchari) e Fusarium spp., sendo agravada por fatores climáticos extremos. Os impactos são expressivos: relatos recentes indicam perdas de até 45% na produção de alguns canaviais.

Diante da escassez de informação técnica qualificada sobre o tema, o simpósio deve ser um marco na difusão de conhecimento e na articulação de respostas estratégicas entre os diferentes elos da cadeia produtiva.

A programação será dividida em três sessões e reunirá mais de 15 especialistas de alto nível vindos de diversas regiões do Brasil. A primeira abordará os avanços científicos sobre a fisiopatologia da síndrome; a segunda apresentará resultados de manejo em campo; e a terceira trará uma mesa redonda para discutir os próximos passos diante do avanço da síndrome.

Fonte: Assessoria de Comunicação

© Toda reprodução desta notícia deve incluir o crédito ao Abordagem, acompanhado do link para o conteúdo original.



lena pilates