Projeto prepara jovens de Assis para empreender em um mundo em transformação
O Hayah Move reúne participantes em mais de 40 unidades no Brasil, Europa e África.

Com o avanço acelerado da Inteligência Artificial (IA) e a constante transformação do mercado de trabalho, estima-se que mais de 80 milhões de funções deixarão de existir mundialmente nos próximos cinco anos. Diante desse cenário desafiador, cresce a urgência de preparar as próximas gerações para lidar com novas realidades profissionais e sociais.
Em Assis, a Igreja Videira assumiu esse compromisso ao sediar, até o dia 25 de julho, o projeto Hayah Move – Empreendedorismo e Empregabilidade. Trata-se de um treinamento intensivo e gratuito, voltado para adolescentes e jovens, que visa capacitá-los para se tornarem protagonistas de suas próprias trajetórias profissionais por meio de experiências práticas em empreendedorismo, comportamento e inovação.
Cerca de 20 jovens e adolescentes participam da edição local, integrando um movimento de alcance global que reúne mais de 2.600 participantes em mais de 40 unidades distribuídas pelo Brasil e também por países da Europa e da África.
O conteúdo do Hayah Move é transmitido ao vivo a partir de São Paulo, com o suporte de especialistas voluntários nas áreas de negócios, vendas, tecnologia, recursos humanos e IA. Mas o diferencial do Hayah Move está na aplicação imediata do conteúdo.
Após cada aula, os participantes são desafiados a aplicar os conceitos aprendidos de forma prática. Eles criam negócios reais, vendem produtos nas ruas e gerenciam seus próprios recursos, com o objetivo de alcançar metas financeiras concretas até o fim do programa.
“O objetivo é desenvolver uma mentalidade empreendedora em um cenário de incertezas, marcado pelas mudanças que a IA tem promovido no mundo. Muitos desses jovens nunca haviam participado de algo assim e hoje estão, de fato, empreendendo”, explica o pastor Marcelo Spera, da Igreja Videira. “Eles vendem paçoca, pão, trufas, produtos simples, mas que mostram o caminho real de um negócio, do planejamento à execução”, complementa.
Mais do que ensinar técnicas de vendas e gestão, o Hayah Move também foca na formação de caráter e valores, como integridade, família e responsabilidade social.
“Nosso principal papel como igreja é o espiritual, mas também temos um papel social. Precisamos sair das quatro paredes e nos envolver com a comunidade, oferecendo ferramentas reais de transformação”, afirma Spera.
Durante as três semanas de atividades, os jovens têm contato com experiências que promovem autonomia, trabalho em equipe, senso de responsabilidade e visão crítica sobre o mercado.
“Queremos que eles não apenas sejam competitivos no futuro, mas que também se tornem agentes de transformação em suas comunidades”, reforça o pastor.
Com uma proposta inovadora que alia propósito, formação pessoal e geração de renda, o Hayah Move se consolida como uma poderosa ferramenta de impacto social e inspiração para uma nova geração de empreendedores conscientes e transformadores.
Aos 16 anos, Ana Elisa Souza Passarelo descreve sua experiência como renovadora. “Tem sido muito bom e maravilhoso passar por esse processo de desconstrução. Todas as palavras que tenho recebido estão me guiando e direcionando para um futuro melhor, me levando a buscar um propósito de vida neste novo tempo”, afirma.
Já Felipe Antony de Almeida, de 17 anos, destaca a importância do projeto para sua trajetória pessoal: “Tenho recebido muitos direcionamentos e palavras que estão me tirando do comodismo. Isso está fazendo ter um posicionamento na minha vida. É um tempo muito importante para meu desenvolvimento, não só para agora, mas para o resto da minha vida”, diz.
Para Matteo Spera, de 21 anos, que atua como monitor do projeto em Assis, os impactos já são visíveis. “Tenho visto coisas muito boas, muita esperança para o futuro. Eles têm sonhado mais, e a mentalidade empreendedora está nascendo na mente deles. O mais incrível é que o projeto ainda nem terminou. Tenho esperança de que o Hayah Move vai continuar crescendo e vai fazer coisas muito boas aqui em Assis e em todo o Brasil”, conclui.
Fonte: Da Redação - Fotos: Abordagem
© Toda reprodução desta notícia deve incluir o crédito ao Abordagem, acompanhado do link para o conteúdo original.

Participe do nosso grupo do WhatsApp!
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Assis e região
Clique aqui para entrar no grupo