Abordagem Notícias
SANTA CASA
ASSIS-SP • 17/07/2025 às 08:20

Sistema de urgência e emergência é pauta de reunião entre Ministério Público e autoridades

Encontro reuniu representantes dos três poderes, gestores de saúde e secretários

Sistema de urgência e emergência é pauta de reunião entre Ministério Público e autoridades

Representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de gestores hospitalares, técnicos da saúde e lideranças participaram de uma reunião estratégica na manhã desta quarta-feira, 16 de julho, na sede do Ministério Público do Estado de São Paulo, em Assis. O encontro, realizado por solicitação da prefeita Telma Spera, teve como objetivo articular ações para melhorar e agilizar os atendimentos de urgência e emergência nas unidades de saúde da cidade e região.

Conduzida pelo Promotor de Justiça Dr. Sérgio Campanharo, a reunião reuniu autoridades municipais, como a própria prefeita Telma Spera; o presidente da Câmara Municipal, vereador Paulinho Mattioli, o vereador Fernando Sirchia, além de prefeitos de municípios vizinhos, secretários de saúde e de outras pastas, representantes do Departamento Regional de Saúde de Marília (DRS IX), o provedor da Santa Casa de Assis, Arnaldo Tomé, a diretora do CIVAP (Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema), Ida Franzoso, integrantes do Corpo de Bombeiros, SAMU, UPA e diretoria do Hospital Regional de Assis.

O foco do encontro foi encontrar soluções para desafogar o sistema de saúde local, principalmente no que diz respeito ao tempo de espera para internações e atendimentos considerados de urgência. A troca de experiências e o compartilhamento de dados entre os gestores foi apontada como essencial para alinhar procedimentos e garantir maior fluidez nos encaminhamentos via Sistema Único de Saúde (SUS).

Em sua fala, o promotor Sérgio Campanharo ressaltou a importância da união entre os entes públicos para enfrentar os desafios do setor.

"Esse momento é necessário para que juntos possamos somar e melhorar o atendimento aos pacientes. Evitando que pessoas fiquem aguardando muito tempo na fila de espera para uma internação", destacou.

Durante a reunião, todos os presentes puderam apresentar suas análises sobre os gargalos enfrentados diariamente nas unidades hospitalares, especialmente em relação às transferências, acesso a leitos e fluxo de atendimento entre os municípios. A falta de comunicação entre instituições e o tempo de resposta do sistema também foram pontos discutidos.

A prefeita Telma Spera destacou a necessidade de promover mais diálogo entre os responsáveis pelas estruturas públicas de saúde.

“É fundamental que todos, autoridades, gestores e a população tenham acesso claro e transparente à situação da ocupação de leitos em cada instituição de saúde da nossa cidade”.

Já o presidente da Câmara, Paulinho Mattioli, reforçou a disposição do Legislativo em colaborar com medidas que possam melhorar os serviços prestados à população.

Ao final da reunião, ficou encaminhado que novas agendas serão organizadas para acompanhar a evolução das propostas discutidas e avaliar a implementação de medidas operacionais nas unidades.

A proposta é manter o Ministério Público como articulador e garantidor da continuidade do diálogo entre os entes.

O encontro foi marcado por um clima de colaboração e responsabilidade institucional. A expectativa é que, com o envolvimento direto dos representantes dos três poderes e dos gestores de saúde, sejam criadas novas diretrizes para dar mais celeridade aos atendimentos e evitar o agravamento de quadros clínicos por demora em internações ou transferências.

Fonte: Assessoria Câmara Municipal de Assis

© Toda reprodução desta notícia deve incluir o crédito ao Abordagem, acompanhado do link para o conteúdo original.



lena pilates