Abordagem Notícias
SANTA CASA
ASSIS-SP • 04/04/2024

Saúde inaugura Base para equipe que trabalha com moradores de rua

A sala fica em anexo ao Centro de Especialidades.

Saúde inaugura Base para equipe que trabalha com moradores de rua

A Prefeitura por meio da Secretaria Municipal da Saúde, entregou na manhã desta terça-feira, 2 de abril, a Base do Consultório Rua, cujo objetivo é aprimorar a qualidade dos serviços prestados pelas equipes que trabalham com a população que vive nas ruas, em extrema situação de vulnerabilidade.

De acordo com a secretária da Saúde, Cristiani Silvério, este trabalho visa garantir o direito à saúde para toda a população. “O Consultório Rua é um programa do Governo Federal, e nosso município está habilitado. Com isso, recebemos recursos financeiros para trabalhar com uma equipe multiprofissional, composta por assistente social, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, psicólogos e em breve teremos educadores sociais”, explica.

Cristiani comenta ainda que o programa em Assis nasceu em outubro de 2020 dentro da Secretaria da Saúde, inicialmente para vacinar a população em situação de rua contra a COVID-19. O grupo criou corpo e viu ali várias outras maneiras de contribuir com esses munícipes que vivem em situação de extrema vulnerabilidade. Hoje, os profissionais buscam estabelecer vínculos, identificando suas necessidades de saúde e articulando o cuidado nos serviços do SUS, garantindo o acesso à saúde previsto em nossa Constituição.

“Outro objetivo desse trabalho é contribuir para a transformação do imaginário social acerca da população em situação de rua, combatendo o preconceito social que a acomete e favorecendo uma atitude mais solidária da comunidade com essa população. As equipes visitam os territórios de maior concentração dessa população, buscando estabelecer vínculos, identificar suas necessidades de saúde e articular o cuidado nos serviços do SUS”, destaca a secretária.

Fonte: Fotos - Comunicação Prefeitura




lena pilates
Pharmacia Antiga