UNIFIO abre para visitação pública sua Área de Preservação Permanente
A instituição espera receber estudantes e, também, interessados da comunidade local e regional.
O Centro Universitário de Ourinhos – UNIFIO abriu para visitação pública sua Área de Preservação Permanente.
Com esta iniciativa, a instituição espera receber estudantes e, também, interessados da comunidade local e regional.
Segundo o biólogo Rodrigo Sanchez, responsável pela Área, as atividades no local foram iniciadas em novembro de 2018. “Inicialmente o que se via no local era uma área praticamente tomada pelo capim, com poucas árvores plantadas e precisávamos adequar para realmente se tornar uma APP”, recorda o biólogo da UNIFIO.
“Para fazermos os plantios precisávamos de muitas árvores, daí surgiu a idéia de montarmos um viveiro temporário dentro do Campus da UNIFIO e fomos à luta comprando sementes e colhendo em mata ao redor de Ourinhos e dentro da cidade”, ressalta Rodrigo.
“Começamos a roçar e plantar. Roçávamos no inicio da semana e mais para o final da semana plantávamos, sempre mantendo um cronograma de plantio”, explica.
“Na primeira etapa foram plantadas 80 árvores, mas infelizmente um temporal derrubou metade das árvores, mas recuperamos o plantio e as árvores vingaram”, afirma Rodrigo.
Para evitar que isso acontecesse novamente, o biólogo explica que foi necessário se organizar e realizar algumas intervenções entre as quais: contenção das enxurradas, armazenar água, junção das áreas, proteção das nascentes e regeneração natural.
Segundo Rodrigo, “a partir dessas providências tivemos a colaboração de três alunos que nos ajudaram muito nos plantios: Filipe Demarchi, Rafael Orlandini e Larissa Daniela França, além do Luan Pasquetta que fez todo o levantamento dos animais que estavam aparecendo no local”.
“Para fazer as mudas avaliamos o que mais poderíamos agregar ao local para realmente imitar a natureza. Nossa proposta era produzir mudas que atraíssem os pássaros, as abelhas, os animais e, em alguns pontos, deixamos a tarefa para a natureza mostrar a sua riqueza”, afirma Rodrigo.
Atualmente a Área possui 2.200 árvores de mais de 120 espécies, sendo metade de espécies frutíferas.
Agendamento para visitas
As instituições de ensino de Ourinhos e região e demais interessados em conhecer a Área devem manter contato com o biólogo Rodrigo Sanchez pelo telefone (14) 997421427 para fazer o agendamento das visitas.
As visitas podem ser feitas nos seguintes horários: às terças e quintas-feiras, das 13 às 16h; às quartas, sextas e sábados, das 8 às 11h.
Vista aérea da Área de 2019
Vista aérea de 2023 onde se encontra a nascente Água do Cateto
Na área tem a borboleta 88 que está ameaçada de extinção
Lagarto Teiú
Sanhaço cinzento
Saracura
Pica Pau Carijo
Cobra Coral
João Velho
Fonte: Rose Pimentel Mader
© Toda reprodução desta notícia deve incluir o crédito ao Abordagem, acompanhado do link para o conteúdo original.
Participe do nosso grupo do WhatsApp!
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Assis e região
Clique aqui para entrar no grupo