Abordagem Notícias
Unifio
LOCAL • 13/03/2024

Conselho Municipal de Saúde avalia pedido da Comunidade Restauração

Formalização é essencial para a Associação Comunidade Restauração atender pelo SUS

Conselho Municipal de Saúde avalia pedido da Comunidade Restauração

Nesta quinta-feira, 14, está agendada uma reunião do Conselho Municipal de Saúde de Assis para discutir a solicitação da Associação Comunidade Restauração. Trata-se de uma comissão de tipificação, totalizando cinco conselheiros, e apenas um representante da Restauração, que levará documentos requisitados pelo Conselho. Esta reunião é parte de um esforço da Comunidade Restauração para estabelecer uma parceria com o Conselho, visando obter o reconhecimento formal como associação terapêutica. Isso permitirá à instituição acessar os benefícios do Sistema Único de Saúde (SUS), entre outras melhorias que isso trará aos dependentes químicos assistidos na Casa de Acolhida Restauração, localizada na rodovia Raposo Tavares, em Assis.

Durante a reunião anterior do Conselho Municipal de Saúde, no último dia 12, diversos temas estavam programados. No entanto, representantes da Comunidade Restauração estiveram presentes com um objetivo claro: inserir na pauta a necessidade de tipificação da entidade para que possa ser formalmente reconhecida pelo Conselho. Este reconhecimento, inclusive, permitirá à instituição obter apoio governamental, incluindo verbas parlamentares, que já estão disponíveis e não podem ser acessadas, justamente pelo não reconhecimento formal que a diretoria da Restauração tanto busca.

No entanto, mesmo com presença significativa na Casa do Conselho, a pauta não foi incluída na reunião, com a presidente do CMS, Benê Quintiliano, justificando a necessidade de critérios específicos para isso.

Durante a sessão, alguns membros da Restauração usaram o microfone e destacaram a urgência em formalizar a entidade como órgão assistencialista, dada sua atuação preponderante na área. Reconhecida formalmente, a Comunidade Restauração poderá estabelecer convênios com o SUS e expandir seu atendimento à população, oferecendo uma rede de saúde especializada no apoio a indivíduos que enfrentam problemas relacionados à drogadição.

Como resultado dessa discussão, foi agendada a reunião desse dia 15, para tratar especificamente do assunto tipificação. Em nova data, a diretoria da Restauração deve ser convidada para participar.

 

 Abaixo, entrevista com Paula Chadi, pela Comunidade Restauração; Benê Quintiliano, pelo Conselho Municipal de Saúde de Assis.

 

Fonte: redação Abordagem




lena pilates
Pharmacia Antiga