Abordagem Notícias
UNOPAR/ANHANGUERA
REGIÃO • 29/07/2021

Projeto ‘Arte e Diversidade Brasileira’ ganha exposição em Paraguaçu Paulista

O projeto contou com oficinas gratuitas de artesanato como fonte de renda.

Projeto ‘Arte e Diversidade Brasileira’ ganha exposição em Paraguaçu Paulista

Com o patrocínio do Grupo Cocal, a população de Paraguaçu Paulista participou de oficinas gratuitas de artesanatos naturais nos meses de abril e maio. O projeto ‘Arte e Diversidade Brasileira’ teve como objetivo possibilitar uma forma de empreender a partir de suas casas. Com o encerramento do projeto, haverá uma exposição no dia 2 de agosto com os trabalhos realizados nas oficinas. Neste dia haverá também uma palestra sobre empreendedorismo com a profª D. Mariana Cristina da Cunha Souza.

 

As oficinas contaram com o conhecimento compartilhado da artista plástica Jaqueline Oliveira Veloso. No total, foram cerca de 20 alunos, que fizeram uma imersão na vasta e diversa arte nativa brasileira e aprenderam a reutilizar materiais naturais e recicláveis, em especial a reutilização do bagaço de cana.

Todas as atividades tiveram como foco o aprendizado e a geração de renda, para que os participantes possam transformar o que aprenderam em fonte de renda. Os alunos puderam aprender técnicas de artesanato através do bagaço de cana, pintura natural, tecelagem manual, produção de tintas naturais, produção e mercado de biojóias, marchetaria e oficina de técnicas mistas.

A artista plástica, Jaqueline Oliveira Veloso, explica que as aulas buscaram associar técnicas artesanais à criação de produtos diferenciados e artísticos, com potencial de comercialização. “Essa ligação entre as artesanias manuais visa trazer uma diferenciação a cada trabalho produzido, uma vez que cada aluno faz escolhas distintas que expressam suas preferências e afinidades. Nesse sentido podemos dizer que cada trabalho confeccionado e posteriormente comercializado é único, singular e representativo”, enfatiza Veloso.

O projeto ‘Arte e Diversidade Brasileira’ é patrocinado pelo Grupo Cocal, com recursos de incentivo proveniente da Lei Federal de Incentivo à Cultura, conta com a realização da MR2 Cultural e apoio da Prefeitura de Paraguaçu Paulista. “A Cocal trabalha para promover o desenvolvimento econômico, cultural e socioambiental das regiões onde atua. Acreditamos que, por meio do apoio a programas e atividades educacionais, culturais e esportivas para crianças, adolescentes e também adultos, podemos ser agentes de mudanças e gerar um impacto social na vida da população”, afirma Fernando Romano, gerente de Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Social do Grupo Cocal. 

 

Serviço:

Data: 2 de agosto

Local: Ginásio de Esportes Silvio Magalhães Padilha

Endereço: Av. Siqueira Campos, 218 - Centro, Paraguaçu Paulista

Horário: A partir das 8h

Palestra sobre empreendedorismo com a profª D. Mariana Cristina da Cunha Souza às 13h00

Entrada gratuita

 

Assessoria




lena pilates
Pharmacia Antiga