Abordagem Notícias
Unifio
GERAL • 09/04/2021

Estado de SP volta à fase vermelha na segunda-feira e libera escolas e campeonato paulista

Fase emergencial, iniciada em 15 de março, termina neste domingo (11).

Estado de SP volta à fase vermelha na segunda-feira e libera escolas e campeonato paulista

O estado de São Paulo retorna na segunda-feira (12) à fase vermelha da quarentena, que permanecerá em vigor até 18 de abril. O anúncio foi feito em entrevista coletiva do governo estadual nesta sexta-feira (9).

Iniciada em 15 de março, a fase emergencial – que é mais rígida que a vermelha – termina neste domingo (11). Na prática, passará a ser permitido o retorno das atividades presenciais nas escolas das redes públicas e privadas, desde que autorizadas pelas prefeituras, além da abertura de alguns serviços essenciais que estavam vetados e de competições esportivas profissionais.

O governo aceitou os novos protocolos elaborados pelo Ministério Público Estadual e pela Federação Paulista de Futebol e liberou a retomada do Campeonato Paulista.

Segue vetado o funcionamento de bares, restaurantes, academias e salões de beleza, além de celebrações religiosas presenciais.

Foi mantido, ainda, o toque de recolher das 20h às 5h. O cumprimento da restrição de circulação continua a ser fiscalizado por uma força-tarefa composta por integrantes das vigilâncias sanitárias, Polícia Militar e Procon.

A mudança ser implantada depois de após o estado registrar uma ligeira queda na taxa de internação dos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI), que segue em patamares altos – acima de 88%.

Nesta semana, o estado registrou novo recorde de mortes em 24 horas: foram 1.389 na terça-feira (veja vídeo abaixo). Na quinta-feira (8), São Paulo ultrapassou a marca de 80 mil mortes desde o início da pandemia.

Apesar dos números, a gestão de João Doria (PSDB) considerou ser possível flexibilizar e permitir o funcionamento de alguns setores considerados essenciais.

O que muda

Escolas poderão receber alunos presencialmente desde que autorizadas pelas prefeituras; rede estadual retoma dia 14 de abril.
Competições esportivas profissionais, como o Campeonato Paulista de Futebol, que poderão ser realizados a partir deste sábado (10), sem torcida.
Serviços de retirada dos restaurantes e funcionamento de lojas de material de construção, embora já estivessem permitidos por meio de liminar judicial, agora passam a ser autorizados pela gestão estadual.

O que permanece

Proibição de cultos religiosos presenciais.
Recomendação de teletrabalho.
Recomendação do escalonamento de horários alternados para os setores de serviços, do comércio e da indústria.
Toque de recolher das 20h às 5h.

 

G1




lena pilates
Pharmacia Antiga