Abordagem Notícias
CATEDRAL
LOCAL • 25/09/2020

Núcleo de Atendimento Referenciado (NAR) de Assis passa a ser administrado por Chavantes

Com a não renovação com o Civap, os serviços do NAR estavam suspensos.

Núcleo de Atendimento Referenciado (NAR) de Assis passa a ser administrado por Chavantes

O NAR - Núcleo de Atendimento Referenciado, com instalações  dentro do Hospital Regional de Assis, e que era administrado pelo Civap Saúde – Consórcio Intermunicipal do Vale Paranapanema, desde a sua criação, em 2014, passa a ser gerenciado pela Santa Casa Municipal de Chavantes, mas continua no mesmo espaço físico.

De acordo com o edital, a Santa Casa de Assis participou da licitação, teve 55 pontos e ficou em último lugar. A entidade rejeitou com veemência a pontuação atribuida e as justificativas apresentadas pela Comissão Julgadora, afirmando que atendeu na integridade, criteriosamente, todas as solicitações do edital. 

Com o encerramento do contrato e desistência do Civap pelo NAR, o Estado de São Paulo abriu nova licitação para entidades filantrópicas e várias OS -  Organização Social se candidataram para administrá-lo. Quem venceu foi Chavantes, através da OS de São Paulo que a administra e é  ligada à Santa Casa de São Paulo.

A Santa Casa de Chavantes obteve 95 pontos, através do chamamento público. Já a Santa Casa de Paraguaçu Paulista perdeu por apenas um ponto. A primeira citada venceu porque obteve mais pontos de serviços de excelência (os vários tipos de serviços disponíveis à população) dentro do que o Estado pedia no edital.

Com início das atividades de "urgência de risco vermelho" no ano de 2014, o NAR passou a ser referência para atendimentos de pacientes sob suspeita da Covid-19, tanto de Assis, como de outros municípios, praticamente no início da pandemia.

O contrato com o Civap foi encerrado em 31 de agosto, houve a interrupção do importante serviço, e a Secretaria Estadual de Saúde do Estado de São Paulo lançou o chamamento público em 1º de setembro.

͞O NAR, que é um pronto socorro para assistência aos casos graves de risco vermelho (traumatismo craniano, infarto, lesões, etc.), foi criado como contrapartida do Governo do Estado para a transferência do Pronto Socorro Municipal que ocupava a área física do Hospital Regional.

Desde a criação, o serviço é referência para as UPAS e hospitais de média complexidade da região (11 municípios) e também retaguarda para SAMU, Rodovias e CROSS (Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde) Nunca antes houve interrupção dos serviços.

Em março desse ano, entretanto, o inusitado fez com que passasse a ser referência regional para os casos de Covid-19.

Quando tomou conhecimento sobre a suspensão no atendimento, o Ministério Público de Assis entrou com providência, ingressando com uma ação contra o Estado de São Paulo para impedir o fechamento do Núcleo, mesmo que temporariamente, por considerar que o serviço jamais poderia ser cessado, principalmente em plena e inédita pandemia.

O fechamento trouxe muitos transtornos à população, que agora terá o serviço restituido. Vale ressaltar que o serviço continuará como era antes e Chavantes fará a contratação da equipe médica, assim como o Civap fazia.

 

Redação e foto Abordagem Notícias