Abordagem Notícias
CATEDRAL
BELEZA • 15/08/2020

Beleza Solidária completa 10 anos

Projeto social fundado por Inocência Manoel segue com ações alinhadas com o Pacto Global da ONU.

Beleza Solidária completa 10 anos

O projeto Beleza Solidária, fundado pela presidente da Inoar Cosméticos Inocência Manoel, beneficia milhares de pessoas desde sua criação, em 2010. Há 10 anos, o projeto reforça o compromisso de ajudar moradores de comunidades menos favorecidas a construírem suas próprias competências.

Em 2020, um ano marcado pela pandemia do novo Coronavírus, o projeto retomou suas ações de doações emergenciais. Foram diversas instituições e grupos atendidos.

Em meio à pandemia, por meio do projeto, foram doadas centenas de frascos de álcool em gel 70% a hospitais, Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Pronto Atendimento (UPA) do município de Taboão da Serra (SP).

Produtos também foram encaminhados à ONG Sementes do Amanhã, uma entidade que auxilia 150 crianças e adolescentes em situação de extrema vulnerabilidade, no mesmo município.

As mulheres que residem no Centro de Acolhida Especial para Mulheres Transexuais e Travestis – Casa Florescer, localizada no Bom Retiro, em São Paulo (SP) também receberam kits de higiene, para atravessar o período de quarentena com mais cuidado e carinho.

Com as recomendações de isolamento social, devido a pandemia da Covid-19, em 2020 artistas criaram novas formas de ficar em contato com o público. As transmissões ao vivo (lives) têm sido uma alternativa de evitar aglomerações e, ao mesmo tempo, promover o encontro de artistas com seus fãs. Foi assim que o projeto se uniu a diferentes movimentos: no mês de maio, foram doados kits de higiene e álcool gel da Inoar Cosméticos, na live transmitida no canal do YouTube da cantora Joelma, destinados a ONG Caminhoneiros da Luz.

Também foram doados produtos para a live da cantora Adryana Ribeiro e a Rapaziada, que beneficiaram artistas que estão sem trabalho, e, portanto, sem renda, devido ao atual cenário de isolamento. O meio artístico tem sido fortemente afetado pelas medidas restritivas, necessárias para conter a doença.

No mês de junho, o projeto Beleza Solidária fez uma doação de produtos de higiene para ajudar as mais de 200 pessoas colombianas acampadas em um setor do Aeroporto de Guarulhos, incluindo crianças, adolescentes e idosos.

Sem conseguir voltar para casa, por causa da pandemia do novo Coronavírus, os colombianos, em sua maioria desempregados das confecções de roupas do Brás,  sobreviveram das doações que foram destinadas a eles no período.

“O melhor remédio para curar nossas dores é curar as dores dos outros.” A frase resume o sentimento e as atitudes da empresária Inocência Manoel, presidente da Inoar Cosméticos, em meio a doações do projeto Beleza Solidária, fundado por ela, com ações no Brasil e no mundo.

Inocência Manoel conta que conversou diretamente com moradores da região de Cotia, cujas rendas tiveram expressiva redução devido ao desemprego: “Muitas mulheres perderam seus empregos. Na grande maioria, diaristas, folguistas, cuidadoras de idosos, que acabaram sendo dispensadas e cujo salário compunha a renda da família, geralmente com mais de dois filhos.”

Até o momento, já foram distribuídos mais de 15 mil kits - contando com produtos de higiene e álcool gel - e 1.000 cestas básicas durante a pandemia. O projeto Beleza Solidária já soma mais de R$ 3,5 milhões em investimentos para ajudar o próximo.

“Essa ajuda tem sido muito significativa para pessoas que estão no enfrentamento de uma crise sem precedentes”, diz Inocência Manoel.

 “Aprendemos muito nos tempos de pandemia. É quando você vê Missão, Visão e Valores de uma empresa saindo do papel, para se tornarem ações reais e tangíveis, que as empresas devem mostrar aquilo que preconizam. Não podemos ficar no discurso, temos que partir para a ação, sempre. A solidariedade é uma emergência, especialmente nestes tempos”, afirma ela.

As ações realizadas pelo projeto Beleza Solidária alinham-se com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pelo Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), assinado por Inocência Manoel em 2019.

“Se todos fizermos a nossa parte, ninguém fica para trás”, finaliza a empresária.