Abordagem Notícias
SANTA CASA
ARTIGO • 10/08/2020

Como negociar a venda de uma chácara

Pessoas com poder de compra estão buscando mais qualidade de vida no campo.

Como negociar a venda de uma chácara

Imagem: Eliane Diniz, Unsplash.

 

Um lugar para descansar, que substitua as buzinas dos carros pelo canto dos pássaros e o som das obras pelo do riacho. Quem, em meio a loucura dos centros urbanos, não gostaria de ter um local próprio para relaxar, não é mesmo?

Para você que é dono de uma chácara, mas gostaria de vendê-la por motivos particulares, saiba que há procura por este tipo de imóvel no mercado. Pessoas com poder de compra estão buscando mais qualidade de vida no campo.

Quer negociar a sua chácara? Saiba o que levar em consideração para fechar um bom negócio. Continue a leitura!

Conheça o potencial da chácara

O que a sua chácara oferece? Comece avaliando a distância da área urbana, as condições da estrada para acesso à propriedade, os atrativos naturais da região, o conforto da casa, a possibilidade de plantar e colher as próprias frutas e verduras, se há sinal de internet e telefonia, além de outros componentes que você sabe sente que fazem a diferença.

Lembre-se das questões de saneamento, energia elétrica e, claro, o tamanho geral da chácara. Valorize as alternativas de lazer, afinal, esse é um dos itens que mais chamam a atenção de compradores em potencial, especialmente em se tratando de famílias.

Após levantar essas informações, faça uma avaliação criteriosa

Avaliar um imóvel não significa “o quanto você acha que ele vale”. Compará-lo a outras propriedades da região é válido, contudo, está longe de ser o suficiente.

Para não espantar compradores com preços acima do que vale a chácara, e nem perder dinheiro em decorrência de uma venda com valor abaixo do que você investiu, é necessário analisar a localização, metragem, condições de conservação e melhorias a serem feitas, entre outros pontos, os quais um profissional do setor imobiliário vai lhe ajudar a levantar.

Não esqueça de verificar a documentação da chácara

É de praxe: conferir toda a documentação. Isso vale para qualquer tipo de imóvel, urbano ou do campo. No caso de uma área rural, a fim de evitar dores de cabeça, não deixe de averiguar a documentação e a legalidade da área.

Consulte as seguintes informações e documentos:

  • Tamanho do imóvel registrado na escritura;
  • Certidão de Regularidade Fiscal de Imóvel Rural;
  • Pendências de divisas com terrenos vizinhos;
  • Limites de reserva legal;

Se tiver dúvidas, consulte um advogado ou o corretor de imóveis. Faça um negócio 100% seguro.

Divulgue em diferentes canais e de maneira atraente

Sua chácara pode ser a mais bonita da região, porém, se você não divulgar sua intenção de venda em diferentes canais de comunicação, será mais difícil fazer negócio.

Como diz a canção do trio musical Melim, “Ouvi dizer que existe paraíso na terra”, este paraíso, para muita gente, pode ser a sua chácara. Mas, se as pessoas só ouvirem falar e não tiverem boas imagens, acompanhadas da descrição de tudo de bom que o lugar oferece, ficaremos apenas no “ouvi dizer”.

Divulgue em sites especializados, redes sociais e, se achar necessário, em mídias impressas que atinjam o público-alvo. Procure canais que encontrem pessoas com o perfil de quem compraria uma chácara. 

Considere moradores, apreciadores e investidores

Aposto que você conhece, ou ficou sabendo, de alguém que trocou a vida da cidade grande pela calmaria do campo. Pessoas que acabaram de se aposentar, não raro, buscam um lugar tranquilo para aproveitar o tempo livre.

Por outro lado, há aqueles que preferem adquirir uma chácara para dar uma escapada nos finais de semana. Levam a família toda, convidam os amigos e confraternizam.

Existem ainda, os investidores. A sua chácara pode vir a ser um local favorável ao agronegócio. 

 

As chácaras, ou sítios, como muita gente chama, despertam sensações que nos fazem lembrar de nossos pais e avós. Mesmo quem não tem ligação direta recente com o campo, imagina (ou sabe) que poucas coisas se comparam ao aconchego de uma casa rural.

Portanto, se você quer vender a sua chácara, considere tudo o que acabou de ler. Sucesso!

 

Texto: Juliano Borges