Abordagem Notícias
Unifio
REGIÃO • 12/07/2020

Paróquia de Oscar Bressane tem furto de cheques, onda de boatos e crise com grupo de fiéis

O julgamento do caso será na quarta feira, em Assis, pelo Tribunal Eclesiástico.

Paróquia de Oscar Bressane tem furto de cheques, onda de boatos e crise com grupo de fiéis

A paróquia de Nossa Senhora do Carmo, em Oscar Bressane-SP, registrou na polícia da cidade um boletim de ocorrência com acusação de furto de duas folhas de cheque que teriam sido retiradas da casa paroquial. O caso foi além do crime. Envolve uma onda de mensagens em redes sociais, discussões sobre a conduta moral do padre e indica uma crise na relação com um grupo de fiéis - incluindo pessoas próxima aos serviços de suporte à paróquia - na divisão, explícita no vazamento de documentos e divulgação das mensagens. Segundo a denúncia, os cheques foram furtados por um rapaz de Fortaleza, amigo do pároco da cidade, que teria passado alguns dias em Bressane e recebeu abrigo na casa paroquial. 

 

O caso foi descoberto quando o extrato da paróquia revelou a devolução dos cheques: os documentos tinham até uma assinatura oficial, mas como tratam de uma conta da instituição, dependem de duas assinaturas para pagamento. Nenhum objeto de valor foi levado. A reprodução de um dos cheques caiu nas redes sociais - acompanhada por acusações de comportamento do padre na relação com o rapaz acusado - e provocou disseminação de mensagens, ataques ao pároco e ao rapaz envolvido.

O padre David José Martins já teve uma reunião pessoal com o bispo diocesano de Assis, Dom Argemiro de Azevedo, para discutir o caso. A Diocese acompanhava a investigação do furto desde sua descoberta, no final de maio. O novo encontro tratou das reações e mensagens. Disse que conheceu o rapaz por seu vinculo com a Paróquia de Santa Tereza, em Fortaleza, onde já teria participado de celebrações.

O contato com o jovem teria sido provocado a partir de uma família que abriga o padre nas viagens àquela cidade. Ainda de acordo com as declarações à Diocese, o rapaz trabalha em um restaurante e teria encaminhado mensagem ao padre pedindo abrigo para estadia em Bressane. O bispo aceitou a explicação do padre mas o encontro orientou medidas de ajuste no relacionamento com os fiéis responsáveis pelo suporte à administração da paróquia.

É um escândalo a mais em uma comunidade que teve quatro padres em três anos e que na última mudança, recebeu o padre David, do primeiro escalão da Diocese, a partir de março deste ano. É o atual Chanceler da Diocese, uma das mais importantanteimportantes funções administrativas, responsável pelo respaldo legal a documentos da instituição. 

Para a Diocese, a divulgação das mensagens e da cópia do cheque mostra um ato maldoso" de fiéis contrários ao padre na gestão da paróquia. Uma situação que deve provocar mudanças nos próximos dias. 

O julgamento do caso é previsto para ocorreu na quarta feira, 15, em Assis, pelo Tribunal Eclesiástico.

 

Redação e fotos Giro Marília




lena pilates
Pharmacia Antiga