Abordagem Notícias
CATEDRAL
ESPORTE • 10/07/2020

Tarumã realiza 1ª edição de Corrida Digital com protocolos inovadores de segurança

No dia do evento, todos os competidores deverão estar de máscaras e manter a distância seguras.

Tarumã realiza 1ª edição de Corrida Digital com protocolos inovadores de segurança

A Prefeitura de Tarumã, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, com realização do Esporte 100% e em parceria com a TV COM Running, realiza na próxima sexta-feira, dia 10 de julho de 2020, a 1ª Corrida Digital de Tarumã. O evento, além de marcar a reinauguração do Parque Vicente Benelli, também será o retorno das atividades esportivas da cidade, em um modelo inovador, respeitando protocolos de distanciamento de atletas e com grupos reduzidos de corredores com largada em horários distintos e pré-agendados. Os 70 competidores inscritos largarão em blocos de horários diferentes, das 17h às 20h.

A 1ª Corrida Digital faz parte do evento de reabertura do parque municipal Vicente Benelli, que ganhou uma nova pista de caminhada e corrida com iluminação de LED. A corrida virtual é um projeto experimental, que segue todos os protocolos de segurança contra as formas de contágio do novo coronavírus. Segundo a pasta, as orientações e protocolos que foram adotados para a 1ª Corrida Digital de Tarumã farão parte do que talvez será o “novo normal” das corridas de rua no pós-pandemia e, da forma que irá acontecer, só teve um evento parecido no mundo, em Campo Grande (MS).

A Corrida Digital é um novo modelo de corrida de rua que tem como objetivo permitir que os apaixonados pelo esporte possam praticá-lo com o distanciamento social, uma das principais medidas de segurança para evitar o contágio do novo coronavírus. Ela é digital, mas não é online (modalidade que tem sido feita, na qual os competidores correm sozinhos, marcam o tempo em seus relógios e depois o enviam para a direção da prova) e, no dia 10 de julho, os atletas participarão de uma prova com um percurso de 6 km. Segundo a organização do evento, todos os KITS com a identificação dos atletas e o chip da corrida serão entregues na casa do competidor, com uma equipe devidamente paramentada, ou através do sistema “drive thru” no dia da prova, para aqueles que não receberam a tempo.

No dia do evento, todos os competidores deverão estar de máscaras e manter a distância mínima de segurança de 2 metros e no horário pré-agendado pela organização da prova. Dessa forma, não haverá aglomeração de pessoas, visto que os atletas largam em horários diferentes e em grupos reduzidos. Toda a corrida será transmitida através de uma live no Facebook da Prefeitura de Tarumã, por onde também, posteriormente, serão informados os resultados oficiais com a cerimônia de premiação acontecendo de forma totalmente online, com cada competidor recebendo a sua premiação individualmente, seguindo todas as medidas de segurança estabelecidas pelas autoridades de saúde. Ou seja, sem cerimônia de premiação e pódio, ao final da corrida, não há aglomeração de atletas.

A organização também informa que, caso o competidor apresente temperatura acima de 36,5º ou qualquer outro sintoma respiratório característico da Síndrome Respiratória Aguda Grave ou da COVID-19, não poderá participar da competição.

O protocolo que a Prefeitura de Tarumã se esforçou para elaborar e colocar em prática para a realização da 1ª Corrida Digital é baseado nas orientações estabelecidas pelo Conselho Mundial de Atletismo da Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF) e pelo Instituto Internacional de Medicina em Corridas (IIRM), que definiu as diretrizes para a prevenção de surtos e contaminações nos eventos esportivos de massa, como corridas de rua.

De acordo com a Prefeitura, todo o evento foi pensado com o objetivo de disseminar as recomendações para que os riscos de contaminações em eventos de massa diminua, instruindo os atletas desde a inscrição e fornecer aos organizadores de eventos esportivos um plano de contingência e de retorno às atividades normais das diversas categorias esportivas. Tarumã é a 2ª cidade do mundo a adotar um protocolo inovador para uma prática segura de atividades esportivas.

A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes reforça a importância da prática de exercícios físicos como forma de aumentar os níveis de saúde. Atividades físicas, como a corrida de rua, ajudam a melhorar a qualidade de vida e diminuem consideravelmente as chances de desenvolver doenças crônicas e degenerativas, como diabetes e hipertensão. Especialistas também apontam que praticar exercícios ajuda a equilibrar os níveis de estresse e regulam a ansiedade. Estudos reconhecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) demonstram que ter uma boa qualidade de vida, alinhada à exercícios físicos, melhora o sistema imunológico das pessoas e, consequentemente, faz com que o risco de se contaminar com a COVID-19 seja menor.

 

Assessoria de imprensa