Abordagem Notícias
UNOPAR/ANHANGUERA
REGIÃO • 08/05/2020

Tarumã-SP esclarece suposto caso confirmado de Covid 19

O caso positivo consta no site oficial da Secretaria do Estado.

Tarumã-SP esclarece suposto caso confirmado de Covid 19

Em boletim da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo sobre o Novo Coronavírus (Covid 19) - Situação Epidemiológica, desde o dia 02 de maio o município de Tarumã-SP aparece na lista com um caso confirmado da doença. No último boletim, número 71, do dia 07 de maio, o município mantinha o mesmo número.

Já no boletim epidemiológico diário da Prefeitura Municipal de Tarumã, de ontem, dia 07, não consta nenhum caso confirmado da Covid-19, o que causa estranheza à população. Há apenas o número de 11 suspeitos. 

Em uma postagem na rede social facebook, uma enfermeira do município alega ter havido engano, e que já solicitou a exclusão ao Estado, no dia 30 de abril, sob a justiticativa de que o estado do paciente não condiz com coronavírus, entretanto o Estado é o orgão oficial e só publica quando o exame apresenta positivo. 

No mundo todo já há registro oficial de 3.672.238 (milhões) de pessoas contaminadas, sendo que, dessas,  254.045 (mil) morreram. Só no estado de São Paulo,  39.928 foram infectadas e 3.206 morreram.  

Redação Abordagem, com base no site http://www.saude.sp.gov.br/

 

ATUALIZAÇÃO (17H45)

NOTA DE ESCLARECIMENTO PELA ´PREFEITURA MUNICIPAL DE TARUMÃ

A Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo notificou um caso positivo de Covid-19 no município de Tarumã. No entanto, essa paciente em questão não reside em Tarumã há mais de cinco anos. Ela mora e foi contaminada pela Covid-19 em Londrina (PR), de acordo com o documento que comprova Covid-19 positiva, emitido pela Secretaria Estadual da Saúde do Paraná.

A contagem no número oficial de casos confirmados se dá pelo cartão SUS e, como este documento da paciente foi feito em Tarumã e ela (paciente) não atualizou o cadastro junto ao Sistema Único de Saúde (SUS), a Secretaria Estadual computa como sendo um caso positivo no município. 

A Secretaria da Saúde de Tarumá já notificou a Secretaria Estadual da Saúde e, no entanto eles ainda não fizeram a correção.

Reafirmamos que não há casos positivos para Covid-19 de pacientes residentes em Tarumã e o trabalho de combate à doença continua intenso.




lena pilates
Pharmacia Antiga