Abordagem Notícias
Unifio
AGRICULTURA • 06/11/2019

Convenção Coletiva de Trabalho estabelece novo piso para Trabalhadores Rurais de Assis e região

As mudanças vão vigorar no período de 1° de outubro de 2019 a 30 de setembro de 2020.

Convenção Coletiva de Trabalho estabelece novo piso para Trabalhadores Rurais de Assis e região

Em outubro, foram concluídas as negociações trabalhistas do setor Rural, valendo para todos os trabalhadores atuantes na base territorial dos Sindicatos Rurais de Assis (Echaporã, Florínea e Tarumã), Cândido Mota, Maracaí, Pedrinhas Paulista e Cruzália.

As entidades que representam os trabalhadores rurais nessa Convenção Coletiva são: Sindicato dos Empregados Rurais de Cândido Mota, Sindicato dos Trabalhadores e Empregados Rurais de Echaporã, Sindicato dos Empregados Rurais de Maracaí e Sindicato dos Empregados Rurais de Tarumã.

A Convenção Coletiva estabeleceu que o piso salarial da categoria, a partir de 1º de outubro de 2019 será de R$ 1.212,00 mensais. Os demais salários serão corrigidos com o percentual único e negociado de 3%. As mudanças vão vigorar no período de 1° de outubro de 2019 a 30 de setembro de 2020.

Nesta Convenção Coletiva também ficou estabelecida a Contribuição Negocial a ser cobrada de todos os empregadores que cumprem e se beneficiam do acordo celebrado. O valor da contribuição será definido em assembleia geral de cada entidade e deverá ser feito no prazo também estabelecido na assembleia.

Diante das mudanças ocorridas na legislação trabalhista, é bom esclarecer que o que é decidido em convenções coletivas tem mais valor do que o estabelecido em CLT.

As negociações trabalhistas promovidas pelas entidades de classe do setor rural de nossa região buscam estabelecer o equilíbrio e o cumprimento das normas legais tanto das obrigações como dos direitos, das partes envolvidas. Tal diálogo é fundamental no progresso das atividades rurais. Outras informações podem ser obtidas junto aos sindicatos mencionados acima.

 

Assessoria de Comunicação

Foto meramente ilustrativa