Abordagem Notícias
DOM CUMPIM
COLUNAS • 22/07/2019

Vá para o raio que o parta! Onde fica isso?

Abordando as Coisas da Vida.

Vá para o raio que o parta! Onde fica isso?

Como pessoa relativamente educada que sou, não costumo mandar meus desafetos a lugares que não soariam bem saindo da minha boca. Mas com certa frequência, quando minha veia colérica fica aguçada, mando-os para o “raio que o parta”, sem contudo saber onde é que fica, mas imaginando que deva ser um tipo de viagem onde só colaboro com a ida e sem qualquer provisão alimentícia.

Na verdade, creio que seja uma maneira menos ofensiva de mandar alguém para as garras do capeta, para a coitada da mãe que o pariu.

Curiosa que sou, decidi saber mais sobre esse lugar para onde já enviei algumas personas non gratas.

Descobri algo interessante! Meu desejo aos desafetos já esteve presente em momentos marcantes da história, figurando nas cartas de Napoleão a Josefina e também no discurso de Independência de Dom Pedro I. Assim, me senti um tanto quanto aristocrática, e por que não dizer, fina, quando nessa ordem de “vai para o raio que o parta”?

No Google diz que o uso do raio que o parta se difundiu por todas as vertentes da literatura, televisão, cinema e que políticos brasileiros usam constantemente essa expressão quando perguntados sobre o quanto se importam com o povo, ou para ilustrar seus sentimentos quanto a situações políticas cotidianas (ou não).

" Quero que o povo brasileiro vá para o raio que o parta!" 
José Sarney 

"Vão todos pro raio que os parta!"
Fernando Collor de Mello sobre Oposição

Então vi que tenho um tantinho de política nos momentos em que perco o equilibrio.

Pesquisando um pouco mais sobre o paradeiro de quem me tira do sério, eis que descubro que a expressão é usada não apenas em português, mas em praticamente todos os idiomas existentes e fictícios falados neste e em outros planetas, dimensões paralelas e universos alternativos.

Alguns exemplos:

Lightning that break you! - Inglês
El rayo que lle parta! - Espanhol
Ακτίνα ως το διάλειμμα! - Grego
Radien als der Pause! - Alemão
半徑為突破! - chinês tradicional
كما كسر دائرة نصف قطرها! - Árabe
001010101010101010101010100111101 - Linguagem de máquina
...--..-.-.-..-.-...---. - Código Morse
 ::.:. .:.:::.: .:.:: - Braille

 

Concluo que quando mandamos alguém para o raio que o parta, estamos desejando, carinhosamente, que um raio caia na cabeça da pessoa, só para dar uma sacudida nas engrenagens cerebrais! Nada tão ruim assim...Não é?

Mas vendo como anda a situação atual do mundo, num contexto geral, penso que não devo mais mandar um desafeto ao raio que o parta. Devo deixar que fique por aqui mesmo, pois ninguém precisa subir na laje, sacudir uma vareta metálica em dias de tempestades. Sendo merecedor, o raio te encontra, ou não.

 

Dag Marciliano

Professora e Jornalista




lena pilates
Pharmacia Antiga