NOTÍCIA

28/06/2019

Assis, 114 anos!

O município completa 114 anos em 1º de julho.


Assis,  114 anos!

                                         

Felizes eram os momentos em que chegávamos em Assis. Era com um sorriso de felicidade que de repente avistávamos a nossa cidade, lá do alto onde hoje está o monumento do São Francisco de Assis. E não era porque nos tínhamos ausentado da cidade por um longo tempo. Não, eram apenas poucos dias longe do burburinho da cidade e já nos derretíamos de saudade daquela vidinha urbana, vida descontraída de adolescente.

O mês de julho era mês de férias e íamos todos, meus pais e irmãos, para a fazenda, época da colheita do café, um tempo feliz em que brincávamos correndo por entre os montes de café, ao sol de inverno que nos aquecia suavemente.

Entretanto hoje quando me ausento desta nossa cidade, retorno com saudade, é claro, porém já não tem aquele gostinho de felicidade que nos fazia sorrir tão ternamente.

Os anos passaram muito rapidamente. Aquele tempo alegre da minha adolescência também já passou e a nossa querida cidade, que também era adolescente, já amadureceu e é hoje uma cidade madura nos seus 114 anos.  

Parabéns, Assis! Nós a cumprimentamos com alegria, lhe desejando muito progresso e realizações. E sabemos que tem muito ainda a crescer e a desenvolver-se para servir a seus filhos, cidadãos assisenses, em número aproximado de 103.666 habitantes (IBGE-2018).

E numa análise básica de seu desenvolvimento é importante reconhecer o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) brasileiro que chega a 0,778, sendo que quanto mais próximo de ‘’1’’ maior é o desenvolvimento humano (de acordo com Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada–IPEA  e Programa das Nações para o Desenvolvimento-PNUD).

Então é necessário esclarecer que o índice de Desenvolvimento Humano é uma medida comparativa de riqueza, alfabetização, educação, esperança de vida, natalidade e outros. É uma maneira padronizada de avaliação e medida do bem-estar de uma população, especialmente bem-estar infantil.

E para nossa alegria, nossa Assis atinge o IDH com 0,805  colocada em décimo sexto lugar, entre os 24 municípios paulistas com IDH Muito Alto ( wikipedia.org ). Estar entre esses 24 municípios paulistas podemos hoje  considerar uma grande vitória. Sem sombra de dúvida, nossa população ordeira e trabalhadora e nossos governantes conseguiram, através de anos e anos de muito trabalho, sabedoria e empreendedorismo, fazer com que nosso município atingisse a esse nível  de IDH-Muito Alto.

 Assim, neste seu aniversário de 114 anos, nossa querida Assis tem muito a comemorar e acreditamos que,  numa união  benfazeja dos esforços do poder público e da sociedade civi tem muito ainda a servir a seus cidadãos ,assegurando-lhes bem-estar e uma melhor qualidade de vida, na semeadura contínua de  fraternidade e amor. 

 

Por Wilma Coronado Antunes.

 

 

 



Compartilhe: