Abordagem Notícias
DOM CUMPIM
LOCAL • 12/02/2019

Penitenciária promove palestras sobre conscientização do ‘Janeiro Branco e Roxo’

O branco é voltado à saúde mental; o roxo à hanseníase.

Penitenciária promove palestras sobre conscientização do ‘Janeiro Branco e Roxo’

No dia 29 de janeiro, no auditório da Penitenciária Estadual de Assis, foi realizada a palestra “Quem cuida da mente, cuida da vida!”, pela graduanda de psicologia Cloé Siqueira Maschietto, que é também estagiária de psicologia na unidade prisional.

O evento foi idealizado pelo Projeto Viva Melhor! Viva Feliz!, pela CIPA e Grupo de Acolhimento, com o apoio da diretoria, tendo como público alvo os servidores da Unidade.

A iniciativa surgiu a partir da Campanha Janeiro Branco, que tem como objetivo fazer do mês de janeiro o marco temporal estratégico para que todas as pessoas e instituições sociais do mundo reflitam, debatam, conheçam, planejem e efetivem ações em prol da Saúde Mental, e combate ao adoecimento emocional dos indivíduos e das próprias instituições.

No dia 31 de janeiro foi realizada a palestra, com o mesmo tema, para reeducandos da Unidade. O evento foi idealizado pelo Centro de Reintegração Social e Atendimento da Saúde, sob direção da Enfermeira Aparecida Conceição de Souza, tendo o apoio dos funcionários que trabalham na Escola da Unidade. Cloé abordou, tanto para os servidores, como para os reeducandos, aspectos relevantes sobre a saúde mental, o autoconhecimento, o cuidado com si mesmo e com o próximo, a necessidade de diálogo e principalmente de buscar ajuda.

No mesmo dia foi realizado, também, a conscientização do Projeto Janeiro Roxo, com a palestra Hanseníase, realizada pelo enfermeiro João Olegário de Oliveira, da equipe de atendimento à saúde da Unidade. O Projeto Janeiro Roxo foi idealizado a partir da Campanha com o mesmo nome, que tem como objetivo promover a conscientização sobre a doença hanseníase e marcar o Dia Nacional de Combate e Prevenção à Hanseníase, lembrado no último domingo do mês de janeiro.

João abordou a história da patologia, como identificá-la e as formas de tratamento.

As palestras contaram com a participação efetiva dos servidores e reeducandos, que ao final sanaram dúvidas sobre os temas.

Aparecida, diretora de Reintegração Social da Unidade, afirmou que “todos os eventos que abordam a prevenção são muito importantes, tanto para os servidores, quanto para os reeducandos, pois é necessário a conscientização sobre os autocuidados físicos e mentais”, concluiu.

Abordagem Notícias, com fotos de Viviane Vaz




lena pilates
Pharmacia Antiga