Abordagem Notícias
Unifio
POLÍCIA • 11/12/2018

Atirador invade Catedral de Campinas-SP e mata quatro pessoas

O homem se matou com um tiro na cabeça.

Atirador invade Catedral de Campinas-SP e mata quatro pessoas

Segundo a polícia, homem teria usado duas armas de fogo para atirar em fiéis na Catedral de Campinas
Foto: Reuters / BBC News Brasil

Um homem armado abriu fogo na Catedral Metropolitana de Campinas, interior de São Paulo, na tarde desta terça-feira, 11 de novmebro, matando ao menos quatro pessoas, segundo a Polícia Militar. Depois, o atirador teria se matado com um tiro na cabeça.

O atirador agiu sozinho, usando "mais de uma arma", segundo disse o delegado Luiz Augusto Baggio, secretário municipal de Segurança da cidade paulista.

Segundo a Polícia Militar, o homem, cuja identidade ainda não foi revelada, se matou com um tiro na cabeça. Também não se sabe as identidades das vítimas, cujo corpos ainda permanecem dentro da igreja enquanto a perícia é feita.

"Vamos investigar as motivações. É um episódio triste nesse fim do ano", disse Baggio.

Além das quatro pessoas mortas, outras quatro ficaram feridas - elas foram levadas a hospitais da região.

Segundo o Hospital das Clínicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), um dos feridos, uma mulher, tem quadro estável e está sendo tratada na unidade - deve receber alta nas próximas horas.

De acordo com a Arquidiocese de Campinas, o homem estava sentado dentro da igreja, mas a missa do horário já havia acabado.

O delegado Hamilton Caviola, da Policia Civil de Campinas, conta que o atirador entrou na Igreja já com o objetivo de realizar os disparos.

"Ele entrou com duas armas carregadas, sentou-se, deu tempo de respirar. Teve tempo para pensar e repensar o que queria fazer. Foi planejado. Ele sabia o que estava fazendo. Ele veio para fazer isso mesmo", disse, em entrevista à imprensa.

Segundo Caviola, dois policiais entraram na igreja no momento dos disparos. Ele ainda chegaram a atingir o atirador, que se matou em seguida.

O padre Amauri Thomazzi, que conduziu a missa encerrada momentos antes do ataque, fez um vídeo nas redes sociais contando o que ocorreu.

"Rezei a missa do meio-dia e quinze. No final da missa, uma pessoa atirou e fez algumas vítimas. Ninguém pôde fazer nada, ajudar de forma nenhuma. Peço que rezem pela pessoa, ele se matou depois de atirar. Foram mais de 20 tiros aqui dentro. Rezemos por ele e pelas pessoas que ficaram feridas. Estamos muito abalados com o que aconteceu", disse.

História da igreja

A Catedral Metropolitana de Campinas foi inaugurada em 1883. Sua construção foi iniciada em 1807, para substituir a "matriz velha", uma capela de taipa (paredes feitas de barro) e cobertura de telhas erguida pelos moradores da então povoado.

Típicos da construção em taipa de pilão, os alicerces da catedral foram construídos por escravos. Durante 38 anos as obras seguiram, financiadas por contribuições, loterias e impostos provinciais, mas foram interrompidas frequentemente por eventos históricos como a luta pela independência e a Revolução Liberal de 1842.

 

Fonte - BBC News Brasil




lena pilates
Pharmacia Antiga