Abordagem Notícias
SANTA CASA
LOCAL • 13/11/2018

Vereador Nilson Pavão é mantido na Câmara Municipal de Assis

Pavão foi absolvido da acusação de quebra de decoro parlamentar.

Vereador Nilson Pavão é mantido na Câmara Municipal de Assis

Em uma sessão especial extremamente longa – que começou no início da noite de segunda-feira, 12, e terminou na madrugada desta terça-feira, 13, na Câmara Municipal de Assis, o vereador Nilson Antônio da Silva, o "Nilson Pavão" (MDB) foi julgado por falta de decoro parlamentar. A denúncia foi apresentada pelo advogado e suplente de vereador Ernesto Benedito Nóbile.

O Legislativo local constituiu uma Comissão Processante composta pelo vereador Claudecir Rodrigues Martins, como presidente; vereador Luis Remo Contin, como relator; vereador João da Silva Filho, como membro. 

o ex-catador de recicláveis - eleito com a terceira maior votação na cidade virou alvo da CP por quebra de decoro parlamentar aprovada durante uma sessão ordinária, depois de ter sido flagrado com cocaína em seu carro.

Na ocasião, Pavão revelou ser usuário da droga, em discurso na tribuna, e pediu ajuda para tratar o vício: “Essa droga que acharam no carro não é minha. Eu uso drogas mesmo. Cheirar, eu cheiro, mas a droga que estava no carro não é minha”.

A decisão em manter o parlamentar no cargo, feita por votação dos vereadores, foi anunciada por volta das 2h30.  A defesa dele foi feita pelo advogado Rafael de Almeida Lima, que, de pronto, solicitou que a matéria fosse arquivada por falta da qualificação do cliente e de documentos do denunciante.

Para ter o mandato cassado seriam necessários dois terços dos votos dos vereadores, o que representa, pelo menos, 10 dos 15 votos. Foram escolhidos dez itens da denúncia e nenhuma delas teve o número necessário para a cassação. O vereador foi mantido no cargo com os votos de Eduardo de Camargo Neto, Célio Francisco Diniz, Roque Vinicius Teodoro Dias, Reinaldo Anacleto, André Gonçalves Gomes, Francisco de Assis da Silva e Alexandre Nicolyello Vêncio (que no item relacionado à dependência de uso de drogas foi favorável à cassação).

Para Reinaldo Anacleto, vereador que dirige a entidade Cremos – Comunidade Terapêutica que oferece apoio aos dependentes de substâncias químicas, “venceu o bom senso. O vereador Nilson Pavão não é dos melhores vereadores, mas é um ser humano que foi eleito legitimamente. Atualmente é escravo de um mal que tem destruídos muitos lares. Esperamos que ele aproveita está nova oportunidade, que Cristo o ajude para vencer está batalha, é conscientize que necessita de ajuda”, defendeu.

Nilson Pavão tem agora uma segunda chance. Nas redes sociais, eleitores dele se manifestam favoráveis a tratamento específico para usuários de drogas. 

 

Atualização: Os itens votados foram porte de substância entorpecente, dependência química pelo uso de drogas, analfabetismo, vídeo contendo conversas sexuais, crime de Falsidade Ideológica, vídeo com ameaça ao prefeito, locação de sua residência em conjunto habitacional, ameaça, perturbação ao sossego público e dano material em portão. 

No item 2 do relatório final da CP, "dependência química pelo uso de drogas", o vereador Alexandre Vêncio (Cachorrão) votou favorável à cassação.

Redação Abordagem Notícias