Abordagem Notícias
CATEDRAL
LOCAL • 07/02/2018

Morre o ex-vereador Luiz Gonzaga Pires

Por muitos anos ele foi dono da Livraria Vamos Ler

Morre o ex-vereador Luiz Gonzaga Pires

Morreu na madrugada desta quarta-feira, dia 7 de fevereiro, em sua residência, na rua doutora Ana Barbosa, no Centro de Assis, aos 80 anos de idade, o ex-vereador Luiz Gonzaga Camargo Pires.

Luiz Gonzaga chegou a Assis aos 11 anos de idade, no dia 1º de junho de 1948.

“Quando cheguei em Assis, a cidade tinha cerca de 20 mil habitantes”, contou num documentário produzido pela TV Fema.

No mesmo programa, Gonzaga Pires contou que o título “Cidade fraternal” foi dado a Assis por Constantino Carlucci, um descendente de italiano que veio a Assis e criou essa expressão.

Apesar de ter concluído apenas o 4º ano primário, Luiz Gonzaga era um estudioso da história de Assis. Conheceu o código morse na antiga Estrada de Ferro Sorocabana, mas se desenvolveu na radiotelegrafia através da agência dos Correios.

Fez um cursinho da língua francesa com o professor Onosor Fonseca, também ex-vereador.

Ex-funcionário dos Correios, se orgulhava de conhecer e indicar a localização da maioria das cidades do país.

Da geografia da cidade, se orgulhava saber muitos endereços: “Sou um GPS das ruas de Assis. As antigas eu conheço todas”, brincava. Isso foi possível, segundo ele, à profissão exercida nos Correios.

Católico fervoroso, foi coroinha na época em que as missas eram celebradas em Latim. Era frequentador assíduo das celebrações na Catedral de Assis.

Profundo conhecedor da política assisense, começou a militar com Marcelino de Souza (nome do estádio municipal). Comandante da Congregação mariana, foi convidado a disputar uma cadeira na Câmara Municipal de Assis.

Foi eleito vereador e ocupou mandato no período de 1969 a 1973. “Naquele tempo, vereador não tinha salário”, se orgulhava.

Após se aposentar, foi jornaleiro e proprietário da “Livraria Vamos Ler”, na rua Gonçalves Dias. Na mesma entrevista ao documentário da TV Fema, ele fez questão de dizer que não se incluiu no mundo digital. “Sempre gostei de ler jornais e revistas, apesar de meu filho ser um profissional na área da tecnologia”, se referindo ao ex-vereador Adriano Romagnoli Pires, atualmente assessor da Prefeitura Municipal.

VELÓRIO – O Centro Funerário São Vicente informou que o velório do ex-vereador Luiz Gonzaga Camargo Pires acontecerá na Catedral de Assis e o sepultamento está marcado para às 16h30, no Cemitério Municipal da Saudade, em Assis.

 

Fonte - Jornal da Segunda