Abordagem Notícias
ESCRITORIO ESCARAMBONI
GERAL • 23/01/2026 às 09:05

Trigêmeos tiram título juntos em São Paulo e se preparam para a primeira eleição em 2026

Pedro, Mateus e Lucas compareceram à 183ª Zona Eleitoral, em Ribeirão Pires, para tirar o título.

Trigêmeos tiram título juntos em São Paulo e se preparam para a primeira eleição em 2026

“A foto deles que ficou no Requerimento de Alistamento Eleitoral dá a impressão de ser da mesma pessoa”, relatou a chefe da 183ª Zona Eleitoral, em Ribeirão Pires, Miosótis Leal. A surpresa tomou conta do cartório quando os trigêmeos Pedro, Mateus e Lucas de Souza compareceram acompanhados da mãe para emitir o primeiro título de eleitor, na última quarta-feira (21).

A semelhança impressionante entre os irmãos chamou a atenção não apenas da equipe da unidade, mas também dos eleitores que aguardavam atendimento. Diante da cena inusitada, a chefe do cartório registrou o momento com fotos e chegou a alertar a mãe dos jovens: “Olha, eles vão ficar famosos na Justiça Eleitoral”.

Aos 18 anos, os trigêmeos já estão aptos a votar pela primeira vez nas eleições de 2026 e optaram por ir juntos ao cartório por conta de experiências anteriores com a emissão de documentos. “Nesse caso, foi a digital ser parecida”, explicou Pedro, ao relembrar as dificuldades enfrentadas durante a confecção dos RGs.

Segundo ele, a ida conjunta ao cartório também facilita o processo. “Já que é irmão, é mais prático para a mãe levar os filhos tudo de uma vez. Simplifica para a gente e para o cartório”, afirmou. Pedro ainda destacou que situações como essa são comuns na vida dos irmãos. “Sempre foi assim, principalmente quando a gente era menor. A semelhança sempre chama atenção.”

A decisão de realizar o alistamento eleitoral veio da necessidade de ter todos os documentos em dia, tendo em vista uma nova etapa na vida dos irmãos. “Por causa do Sisu [Sistema de Seleção Unificada] e das faculdades, se passar para algum lugar precisa dos documentos. Aproveitamos para já fazer o título.” Os trigêmeos votam juntos nas próximas eleições gerais e Pedro declarou acreditar na importância do ato. “É uma das formas de pessoas como nós mudar como o nosso país funciona”, concluiu.

A chefe da 183ª ZE, que administra o cadastro de 65.666 eleitores no município, comentou que é difícil ver gêmeos sendo atendidos juntos e que por isso achou o caso interessante, além de que isso também ajuda a evitar redundâncias no banco de dados. “As equipes de todos os cartórios são bem orientadas pelo Tribunal a ficarmos super atentos e perguntar incisivamente: ‘tem irmão gêmeo?’ Justamente para que não caia em banco de erros e não tenha problema de título por causa disso. Então, para a gente foi ótimo virem os três juntos”, afirmou.

Ao todo, Ribeirão Pires possui 84.645 eleitoras e eleitores. O restante do eleitorado da cidade é administrado pela 382ª Zona Eleitoral.

O prazo para tirar o título, regularizar o documento ou atualizar o cadastro eleitoral termina em 6 de maio. A partir do dia 7, o cadastro estará fechado para que a Justiça Eleitoral possa organizar o pleito, conforme determina a Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997).

Para se alistar como eleitor e tirar o título é necessário também coletar a biometria. Por isso, o eleitor precisa comparecer pessoalmente ao cartório eleitoral mais próximo, mesmo que comece o processo pelo Autoatendimento Eleitoral.

Para preencher o formulário on-line, basta escolher a opção Título Eleitoral e então clicar em “1. Tire seu título eleitoral”. O site abrirá a aba Autenticação, em que será necessário preencher o número do CPF, data de nascimento e filiação. Em seguida, alguns documentos são solicitados. O eleitor ou a eleitora deve enviar um documento com foto, como RG ou CNH, comprovante de residência, foto estilo selfie com um documento de identidade ao lado do rosto e quitação militar (para pessoas do gênero masculino).

Para ser atendida presencialmente em cartório, a pessoa deve fazer agendamento prévio. Ao utilizar o site do agendamento, o eleitor ou eleitora deve clicar em Novo Agendamento, selecionar o município ou procurar o cartório mais próximo por CEP, escolher o dia e horário e preencher o formulário. Ao comparecer pessoalmente na data marcada, é só finalizar o atendimento e colher a biometria.

Em novembro, o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) lançou o Guia do Jovem Eleitor como parte da campanha destinada a esse público, que busca incentivar o alistamento eleitoral entre jovens de 15 a 17 anos. Usando linguagem simples e leve, o guia esclarece várias questões relacionadas ao primeiro título de eleitor, voto e democracia. A campanha é um esforço contínuo da Justiça Eleitoral para incluir os jovens no processo democrático de forma ativa.


 

 

Fonte: TRE São Paulo

© Toda reprodução desta notícia deve incluir o crédito ao Abordagem, acompanhado do link para o conteúdo original.


lena pilates