Abordagem Notícias
ATELLIE DA MADEIRA
SANTA CASA DE ASSIS • 18/11/2025 às 10:19

UPA recebe equipe da Beneficência Portuguesa para visita diagnóstica do Projeto Boas Práticas

Iniciativa auxilia na realização de melhorias no fluxo de atendimento aos pacientes

UPA recebe equipe da Beneficência Portuguesa para visita diagnóstica do Projeto Boas Práticas

A UPA de Assis, gerenciada pela Santa Casa de Assis, recebeu nesta semana a equipe do Hospital Beneficência Portuguesa para uma visita diagnóstica do Projeto Boas Práticas, iniciativa voltada ao fortalecimento da qualidade assistencial e da segurança do paciente. O encontro avaliou fluxos, identificou oportunidades de melhoria e reforçou o compromisso da unidade em agilizar atendimentos, especialmente nas áreas de teleconsulta e ECG, ampliando a segurança e o cuidado cardiovascular da população.

Durante dois dias, os profissionais do Beneficência Portuguesa percorreram todos os setores da UPA, conversaram com equipes multiprofissionais e aplicaram metodologias de melhoria contínua, com foco na otimização de processos e na redução do tempo de permanência do paciente na unidade.

 A visita também incluiu capacitações sobre protocolos assistenciais de dor torácica, sepse e AVC, além da aplicação de ferramentas como VSM (mapeamento do fluxo do paciente), SWOT e ciclo PDCA.

“Estamos recebendo o pessoal da Beneficência Portuguesa com o Projeto Boas Práticas. Levantamos nossas FORÇAS E FRAQUEZAS e trabalhamos no fortalecimento dos protocolos de sepse, dor torácica e AVC. Um dos objetivos também é aprimorar o tele-ECG, em que eles laudam todos os nossos eletros, além da discussão dos dados para diminuir o tempo dos pacientes dentro da UPA.”, disse Murilo Dionísio, Coordenador de Serviços Assistenciais da UPA, ressaltando que a proposta reforça a busca contínua por qualidade.

Representando o Beneficência Portuguesa, a enfermeira Patrícia Sayuri, Especialista de Processos, destacou o potencial transformador da iniciativa:

“Estamos aqui realizando uma visita diagnóstica para conhecer a rotina e os fluxos da UPA, apoiar na melhoria de processos e na implementação de protocolos de dor torácica, sepse e AVC. Também contribuímos para reduzir o tempo de passagem do paciente pela unidade. Além disso, o projeto oferece o tele-eletro, com equipamentos e suporte remoto de cardiologistas. Aplicamos ferramentas baseadas no Lean, como VSM, SWOT e uma dinâmica sobre o ciclo PDCA que embasará a estruturação dos planos de ação futuros.”

A visita reforça o alinhamento da gestão da Santa Casa de Assis na UPA, na promoção de práticas modernas, com a valorização da experiência do paciente, priorizando também inovação, eficiência, segurança e humanização no atendimento à população.

Fonte: Assessoria de Comunicação

© Toda reprodução desta notícia deve incluir o crédito ao Abordagem, acompanhado do link para o conteúdo original.


ESCRITORIO ESCARAMBONI