UPA recebe equipe da Beneficência Portuguesa para visita diagnóstica do Projeto Boas Práticas
Iniciativa auxilia na realização de melhorias no fluxo de atendimento aos pacientes
A UPA de Assis, gerenciada pela Santa Casa de Assis, recebeu nesta semana a equipe do Hospital Beneficência Portuguesa para uma visita diagnóstica do Projeto Boas Práticas, iniciativa voltada ao fortalecimento da qualidade assistencial e da segurança do paciente. O encontro avaliou fluxos, identificou oportunidades de melhoria e reforçou o compromisso da unidade em agilizar atendimentos, especialmente nas áreas de teleconsulta e ECG, ampliando a segurança e o cuidado cardiovascular da população.
Durante dois dias, os profissionais do Beneficência Portuguesa percorreram todos os setores da UPA, conversaram com equipes multiprofissionais e aplicaram metodologias de melhoria contínua, com foco na otimização de processos e na redução do tempo de permanência do paciente na unidade.
A visita também incluiu capacitações sobre protocolos assistenciais de dor torácica, sepse e AVC, além da aplicação de ferramentas como VSM (mapeamento do fluxo do paciente), SWOT e ciclo PDCA.
“Estamos recebendo o pessoal da Beneficência Portuguesa com o Projeto Boas Práticas. Levantamos nossas FORÇAS E FRAQUEZAS e trabalhamos no fortalecimento dos protocolos de sepse, dor torácica e AVC. Um dos objetivos também é aprimorar o tele-ECG, em que eles laudam todos os nossos eletros, além da discussão dos dados para diminuir o tempo dos pacientes dentro da UPA.”, disse Murilo Dionísio, Coordenador de Serviços Assistenciais da UPA, ressaltando que a proposta reforça a busca contínua por qualidade.
Representando o Beneficência Portuguesa, a enfermeira Patrícia Sayuri, Especialista de Processos, destacou o potencial transformador da iniciativa:
“Estamos aqui realizando uma visita diagnóstica para conhecer a rotina e os fluxos da UPA, apoiar na melhoria de processos e na implementação de protocolos de dor torácica, sepse e AVC. Também contribuímos para reduzir o tempo de passagem do paciente pela unidade. Além disso, o projeto oferece o tele-eletro, com equipamentos e suporte remoto de cardiologistas. Aplicamos ferramentas baseadas no Lean, como VSM, SWOT e uma dinâmica sobre o ciclo PDCA que embasará a estruturação dos planos de ação futuros.”
A visita reforça o alinhamento da gestão da Santa Casa de Assis na UPA, na promoção de práticas modernas, com a valorização da experiência do paciente, priorizando também inovação, eficiência, segurança e humanização no atendimento à população.
Fonte: Assessoria de Comunicação
© Toda reprodução desta notícia deve incluir o crédito ao Abordagem, acompanhado do link para o conteúdo original.
Participe do nosso grupo do WhatsApp!
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Assis e região
Clique aqui para entrar no grupo


