Abordagem Notícias
FEMA MEDICINA
ASSIS E REGIÃO • 02/11/2025 às 10:46, atualizada em 02/11/2025 às 10:53

Tempestade marca o Dia de Finados em Assis e leva a prefeitura a decretar calamidade pública

Energisa atua desde a madrugada para restabelecer energia após fortes ventos e quedas de postes.

Tempestade marca o Dia de Finados em Assis e leva a prefeitura a decretar calamidade pública

O Dia de Finados começou com cenas de destruição em Assis e em diversas cidades da região, após uma tempestade devastadora atingir o município na madrugada deste domingo (2). Em poucos minutos, o volume intenso de chuva e os ventos fortes provocaram alagamentos, destelhamentos, quedas de árvores e interrupções no fornecimento de energia elétrica. Veículos foram arrastados pela enxurrada, e até a Câmara Municipal de Assis ficou alagada, simbolizando a força do temporal que atingiu a cidade.

A prefeita Telma Spera decretou estado de calamidade pública e determinou a mobilização imediata das secretarias municipais e da Defesa Civil, que trabalharam ininterruptamente durante toda a madrugada. As equipes seguem nas ruas neste domingo, liberando vias obstruídas, removendo árvores caídas e avaliando os prejuízos.

Demonstrando o compromisso com o leitor, a reportagem do portal Abordagem Notícias esteve nas ruas durante a tempestade e registrou o caos que tomou conta da cidade, em poucos minutos. Árvores foram arrancadas com as raízes, veículos arrastados pela força da enxurrada e casas invadidas pela água. Postes e fios de energia caídos deixaram diversos bairros às escuras.

Um evento que ocorria no recinto da FICAR precisou ser interrompido às pressas, e frequentadores ficaram desabrigados no momento mais intenso da chuva. A situação foi de pânico e desespero.

Uma família moradora da Rua Regente Feijó ficou desabrigada após ter a casa alagada e foi acolhida por vizinhos, que prestaram apoio. Casos semelhantes também foram relatados em outros pontos da cidade.

O secretário do Meio Ambiente, Duda Paiva, acompanhou a prefeita Telma Spera e as equipes da Defesa Civil em diversas frentes de atendimento à situação. Ambos seguem nas ruas na manhã deste domingo, verificando os danos e oferecendo suporte aos moradores mais afetados.

Em nota oficial, a Energisa Sul-Sudeste informou que o temporal, acompanhado de ventos intensos, provocou quedas de postes e de árvores sobre a rede elétrica, causando interrupções no fornecimento de energia em vários pontos da região. As cidades mais impactadas foram Assis, Cândido Mota, Maracaí, São José das Laranjeiras, Pedrinhas Paulista, Cruzália e Paraguaçu Paulista.

A concessionária acionou seu plano emergencial, reforçou as equipes em campo e atua desde a madrugada para restabelecer o serviço. A Energisa alertou ainda que moradores devem manter distância de cabos caídos, acionando imediatamente o atendimento da empresa em caso de risco.

A Prefeitura de Assis deve encaminhar nos próximos dias relatórios de danos e solicitações de apoio ao Governo do Estado e à Defesa Civil estadual, buscando recursos para recuperar as áreas mais atingidas.

.

 

Fonte: Da Redação

© Toda reprodução desta notícia deve incluir o crédito ao Abordagem, acompanhado do link para o conteúdo original.


ESCRITORIO ESCARAMBONI