
Cetesb prorroga suspensão das queimadas controladas em SP até 31 de outubro
A medida vale para a palha da cana-de-açúcar, queimas agrícolas e fitossanitárias.
A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) estendeu até 31 de outubro a suspensão de todas as autorizações de queima controlada no estado. A medida vale para a palha da cana-de-açúcar, queimas agrícolas e fitossanitárias, e foi adotada devido à estiagem e ao alto risco de incêndios florestais.
Durante o período, novos pedidos não serão aceitos, e o prazo pode ser novamente prorrogado caso as condições climáticas permaneçam desfavoráveis. Segundo a Cetesb, a suspensão temporária ajuda a conter focos de fogo em áreas agrícolas e de vegetação nativa, reduzindo riscos ambientais e à saúde.
A proibição está em vigor desde 28 de agosto e já havia sido estendida uma vez. Em 2024, o inverno seco e quente elevou as ocorrências de queimadas, o que levou os órgãos ambientais a reforçarem as ações preventivas neste ano.
No caso da cana-de-açúcar, a queima já era restrita a dias com umidade do ar acima de 30% e fora do período entre 6h e 20h. Agora, nem essas exceções são permitidas. O uso do fogo na colheita, no entanto, vem caindo de forma expressiva: desde 2007, foi reduzido em 99% no estado
Fonte: Assocana
© Toda reprodução desta notícia deve incluir o crédito ao Abordagem, acompanhado do link para o conteúdo original.

Participe do nosso grupo do WhatsApp!
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Assis e região
Clique aqui para entrar no grupoBrasil experimenta apagão na madrugada desta terça-feira, 14
