Abordagem Notícias
Unifio
ARTIGO • 17/07/2025 às 09:30, atualizada em 17/07/2025 às 10:33

Por que o planejamento previdenciário é o passo mais importante antes de parar de trabalhar

Não deixe para se preocupar com sua aposentadoria apenas quando as contas pararem de chegar.

Por que o planejamento previdenciário é o passo mais importante antes de parar de trabalhar

Muitos de nós pensamos na aposentadoria como um destino distante. Uma data para a qual basta esperar, confiando que o tempo e as contribuições nos levarão a um futuro tranquilo. Mas a verdade é que o processo de se aposentar está longe de ser automático. Ele é, na verdade, um caminho cheio de complexidades, reformas na lei e detalhes que, se ignorados, podem custar caro.

A importância do planejamento previdenciário reside exatamente nisso: em não deixar seu futuro nas mãos do acaso.

O perigo de deixar para a última hora

Esperar para analisar sua vida contributiva apenas quando a aposentadoria está próxima é uma das armadilhas mais comuns. Nesse momento, é tarde demais para corrigir erros, complementar contribuições em atraso ou escolher a melhor regra de transição. Sem um planejamento, você corre o risco de:

Perder tempo e dinheiro: Ter que entrar com recursos administrativos ou judiciais para comprovar períodos de trabalho, atrasando o recebimento do benefício por anos.
Receber um valor menor: Não utilizar a regra de cálculo mais vantajosa para o seu caso, deixando de lado uma renda que poderia fazer toda a diferença no seu dia a dia.
Se aposentar mais tarde: Perder a oportunidade de antecipar a sua aposentadoria por não ter organizado e comprovado corretamente todos os seus vínculos de trabalho.

O que é planejamento previdenciário?

O planejamento previdenciário não é apenas uma consulta sobre o seu futuro. É uma análise completa da sua história de trabalho para construir uma estratégia personalizada de aposentadoria. Um especialista irá:

Analisar seu extrato do INSS (CNIS) e identificar possíveis falhas ou pendências.
Simular cenários de aposentadoria com base nas regras atuais e nas transições, como aposentadoria por tempo de contribuição, por idade e pontos.
Calcular o valor ideal que você deve contribuir para maximizar seu benefício.
Indicar o melhor momento para você se aposentar, considerando todas as suas particularidades.

Comece a agir hoje para garantir sua tranquilidade amanhã

O momento ideal para começar seu planejamento não é quando a aposentadoria se torna inevitável, mas sim agora. É o tempo que permite corrigir rotas, construir um futuro sólido e, acima de tudo, garantir a sua segurança financeira.

Não deixe para se preocupar com sua aposentadoria apenas quando as contas pararem de chegar. O melhor investimento que você pode fazer é no seu próprio futuro.

Para garantir a sua segurança e a validade de todos os procedimentos, é fundamental buscar a orientação de um profissional de sua confiança que possa conduzir sua análise previdenciária de forma ética e precisa.

 

Joao Carlos Fazano Sciarini
Advogado Previdenciarista – OAB/SP 370.754
Especialista em Direito Social

© Toda reprodução desta notícia deve incluir o crédito ao Abordagem, acompanhado do link para o conteúdo original.



lena pilates