Abordagem Notícias
Azul Viagens
ASSIS-SP • 14/07/2025 às 12:13

Equipe Lamotta Robots and Space é convidada para Simpósio Mundial de Ciências da NASA

Evento online conta com representantes de cerca de 30 países e marca os 30 anos do Programa GLOBE

Equipe Lamotta Robots and Space é convidada para Simpósio Mundial de Ciências da NASA

A equipe de Robótica e Astronomia Lamotta Robots and Space foi convidada a participar do Simpósio Mundial de Ciências do Programa GLOBE, iniciativa da NASA que reúne educadores, cientistas e estudantes de todo o mundo em torno de ações de ciência ambiental. O evento será realizado de forma online nesta segunda (14) e terça-feira (15) de julho, das 9h às 14h (horário de Brasília), com sede no estado do Colorado (EUA) e participação de representantes de cerca de 30 países.

O Programa GLOBE (Global Learning and Observations to Benefit the Environment) é um programa internacional de educação e ciência ambiental criado pela NASA e coordenado no Brasil pela Agência Espacial Brasileira (AEB). Seu objetivo é promover o monitoramento e a pesquisa ambiental com base em dados coletados por estudantes, professores e cientistas cidadãos ao redor do mundo. O GLOBE utiliza o aplicativo GLOBE Observer, que permite o registro e envio de informações em tempo real sobre temas como plantios agrícolas, clima e nuvens, florestas e pragas.

Em 2025, o programa completa 30 anos de existência e celebra uma década de atuação no Brasil. A equipe Lamotta participa ativamente da iniciativa desde 2023 e, neste ano, teve mais um projeto aprovado na plataforma global do GLOBE, com o tema: “Estudo e monitoramento da presença de agrotóxicos no solo e na água e seus impactos ambientais".
O trabalho está disponível para leitura no site oficial da AEB: gov.br/aeb.

O estudo foi desenvolvido com uso de tecnologia Arduino, e busca aferir a presença de agrotóxicos com foco na preservação dos ecossistemas. Participam do projeto os alunos:

Arthur de Oliveira Conicelli (Campinas/SP)
Arthur Lemos Sverssuti (Assis/SP)
Iris Eduarda Forcel Roncada (Itápolis/SP)
Maria Clara Feio Messias de Souza (Belém/PA)
Mateus João Gobbi Marcano (Campo Novo do Parecis/MT)
Meiriellen Gonçalves Dutra (Santa Maria/RS)

O coordenador do grupo, Diogo Lamotta Resino, destacou a importância da oportunidade. “É gratificante participar pela primeira vez desse evento global da NASA, em contato com professores e profissionais do mundo todo, além de contribuir com a ciência cidadã e a educação ambiental, envolvendo jovens de diversas regiões do Brasil”.

A Lamotta Robots and Space, junto da equipe "Traído em Marte 2026", segue em busca de novos estudantes interessados em integrar o clube online de robótica e astronomia, com atuação nacional. Entre os próximos desafios estão a Olimpíada Brasileira de Satélites (OBSAT), o NASA Space Apps Challenge e uma nova participação no IVSS 2026 (International Virtual Science Symposium).

Interessados podem entrar em contato diretamente com o professor Diogo Lamotta pelas redes sociais (Facebook, Instagram e LinkedIn), buscando por seu nome completo.

 

Fonte: Da Redação - Foto: divulgação

© Toda reprodução desta notícia deve incluir o crédito ao Abordagem, acompanhado do link para o conteúdo original.



lena pilates