Energisa: Como o trabalho de máquinas agrícolas no campo pode impactar o fornecimento de energia
Dezessete pessoas perderam a vida em decorrência de acidentes envolvendo eletricidade na área rural

Estudo divulgado recentemente pela Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel) expõe que no ano passado, 17 pessoas perderam a vida em decorrência de acidentes envolvendo eletricidade na área rural. Entre os motivos das fatalidades estão o manuseio incorreto de maquinários e outros implementos agrícolas próximo à rede elétrica, ultrapassando os limites da faixa de segurança.
O coordenador de Segurança da Energisa Sul-Sudeste, Rodrigo Pontes Garcia, destaca que, além do risco à vida de quem está trabalhando no local, a proximidade de maquinários com a rede traz impacto também ao fornecimento de energia, quando esses colidem contra postes e cabos de aço que prendem as torres ao chão, provocando o rompimento de cabos de alta tensão e, consequentemente, a interrupção da energia para milhares de clientes nas áreas rurais e urbanas, incluindo residências, comércios, indústrias e até serviços essenciais.
“Mesmo sendo algo regulamentado pela legislação, infelizmente a distância da faixa de servidão nem sempre é obedecida por tratores, semeadoras, plantadoras, caminhões e outros implementos agrícolas, que acabam avançando a faixa de servidão”, afirma Rodrigo, acrescentando que há produtores rurais que instalam bombas d’água, irrigantes e fazem até queimadas perto da área de servidão, colocando em risco a segurança das torres, bem como das pessoas”.
Por esse motivo, a Energisa tem reforçado as orientações e cuidados que precisam ser mantidos em todo o cronograma das atividades agrícolas. Entre as orientações, a concessionária reforça a importância da analisar previamente o distanciamento adequado da faixa. "Antes de utilizar máquinas agrícolas, faça um reconhecimento do local, planeje a atividade, observe com atenção se a altura e largura da máquina manterá uma distância segura da rede de, no mínimo, 2 metros”, expõe.
Além dessa orientação, confira outras medidas para evitar acidentes com a rede elétrica na área rural:
Caso o veículo venha a encostar na rede elétrica, o motorista jamais deve tentar sair do maquinário (exceto em caso de princípio de incêndio). Neste caso, deve-se chamar imediatamente a Energisa e os Bombeiros, que farão os procedimentos com segurança;
Na movimentação de máquinas e tratores, cuidado com os cabos de aço que prendem os postes e torres ao chão. Desvie deles. Esses cabos seguram os postes e não devem ser cortados e nem mudados de lugar;
No carregamento de caminhões, preste atenção se existe rede elétrica próxima. Mantenha a distância mínima de seis metros de qualquer tipo de estrutura elétrica;
Jamais opere a abertura da caçamba de caminhão basculante se o veículo estiver debaixo da rede elétrica;
Mantenha a vegetação podada para facilitar a visualização da rede elétrica.
Em caso de dúvidas, acesse os canais de atendimento da Energisa: site www.energisa.com.br; aplicativo Energisa On; Gisa/WhatsApp: (18) 99120-3365; ou Call Center 0800 70 10 326.
Fonte: Assessoria de Comunicação
© Toda reprodução desta notícia deve incluir o crédito ao Abordagem, acompanhado do link para o conteúdo original.
Participe do nosso grupo do WhatsApp!
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Assis e região
Clique aqui para entrar no grupo