Abordagem Notícias
ENERGISA CAMPANHA
GERAL • 02/05/2025 às 11:39

Energisa: Como o trabalho de máquinas agrícolas no campo pode impactar o fornecimento de energia

Dezessete pessoas perderam a vida em decorrência de acidentes envolvendo eletricidade na área rural

Energisa: Como o trabalho de máquinas agrícolas no campo pode impactar o fornecimento de energia

Estudo divulgado recentemente pela Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel) expõe que no ano passado, 17 pessoas perderam a vida em decorrência de acidentes envolvendo eletricidade na área rural. Entre os motivos das fatalidades estão o manuseio incorreto de maquinários e outros implementos agrícolas próximo à rede elétrica, ultrapassando os limites da faixa de segurança.

O coordenador de Segurança da Energisa Sul-Sudeste, Rodrigo Pontes Garcia, destaca que, além do risco à vida de quem está trabalhando no local, a proximidade de maquinários com a rede traz impacto também ao fornecimento de energia, quando esses colidem contra postes e cabos de aço que prendem as torres ao chão, provocando o rompimento de cabos de alta tensão e, consequentemente, a interrupção da energia para milhares de clientes nas áreas rurais e urbanas, incluindo residências, comércios, indústrias e até serviços essenciais.

“Mesmo sendo algo regulamentado pela legislação, infelizmente a distância da faixa de servidão nem sempre é obedecida por tratores, semeadoras, plantadoras, caminhões e outros implementos agrícolas, que acabam avançando a faixa de servidão”, afirma Rodrigo, acrescentando que há produtores rurais que instalam bombas d’água, irrigantes e fazem até queimadas perto da área de servidão, colocando em risco a segurança das torres, bem como das pessoas”.

Por esse motivo, a Energisa tem reforçado as orientações e cuidados que precisam ser mantidos em todo o cronograma das atividades agrícolas. Entre as orientações, a concessionária reforça a importância da analisar previamente o distanciamento adequado da faixa. "Antes de utilizar máquinas agrícolas, faça um reconhecimento do local, planeje a atividade, observe com atenção se a altura e largura da máquina manterá uma distância segura da rede de, no mínimo, 2 metros”, expõe.

Além dessa orientação, confira outras medidas para evitar acidentes com a rede elétrica na área rural:

Caso o veículo venha a encostar na rede elétrica, o motorista jamais deve tentar sair do maquinário (exceto em caso de princípio de incêndio). Neste caso, deve-se chamar imediatamente a Energisa e os Bombeiros, que farão os procedimentos com segurança;

Na movimentação de máquinas e tratores, cuidado com os cabos de aço que prendem os postes e torres ao chão. Desvie deles. Esses cabos seguram os postes e não devem ser cortados e nem mudados de lugar; 

No carregamento de caminhões, preste atenção se existe rede elétrica próxima. Mantenha a distância mínima de seis metros de qualquer tipo de estrutura elétrica; 

Jamais opere a abertura da caçamba de caminhão basculante se o veículo estiver debaixo da rede elétrica; 

Mantenha a vegetação podada para facilitar a visualização da rede elétrica.

Em caso de dúvidas, acesse os canais de atendimento da Energisa: site www.energisa.com.br; aplicativo Energisa On; Gisa/WhatsApp: (18) 99120-3365; ou Call Center 0800 70 10 326. 

Fonte: Assessoria de Comunicação

© Toda reprodução desta notícia deve incluir o crédito ao Abordagem, acompanhado do link para o conteúdo original.



lena pilates
Pharmacia Antiga