Abordagem Notícias
DOM CUMPIM
GERAL • 24/03/2024

Eclipse Lunar Penumbral: Observação celestial na madrugada de segunda-feira

O eclipse começará por volta das 1h53 da madrugada e atingirá seu ápice às 05h12.

Eclipse Lunar Penumbral: Observação celestial na madrugada de segunda-feira

Na madrugada desta segunda-feira (25), um fenômeno astronômico raro, porém sutil, iluminará os céus do Brasil e de diversas partes do mundo: o eclipse lunar penumbral. Este é o primeiro eclipse lunar do ano e ocorre quando a Lua passa pela penumbra da Terra, resultando em um leve escurecimento de sua superfície. Apenas quem estiver atento notará essa mudança, pois o fenômeno não é tão dramático quanto os eclipses totais.

A sombra escura da Terra, chamada de umbra, não cobre completamente a Lua, mas apenas parte dela, enquanto a penumbra é uma área de sombra mais clara. Durante o eclipse penumbral, a Lua escurece suavemente devido à entrada nessa área de sombra, ainda recebendo a luz solar indireta.

O eclipse começará por volta das 1h53 da madrugada e atingirá seu ápice às 05h12, horário de Brasília. O fenômeno estará visível em grande parte da Europa, Ásia, África, América do Norte e do Sul, além de algumas regiões dos oceanos Pacífico e Atlântico.

Binóculos ou telescópios podem ajudar na observação, mas o fenômeno também pode ser apreciado a olho nu.

É uma oportunidade única de conectar-se com o universo e contemplar a beleza e a complexidade dos movimentos celestiais.

Fonte: redação com informações do G1 - foto Nasa




lena pilates
Pharmacia Antiga