Abordagem Notícias
Unifio
POLÍCIA • 08/03/2024

Truculência policial resulta na morte de João Marcelo, de 23 anos

Desde a abordagem, em 29 de fevereiro, o rapaz permaneceu intubado; ele morreu no NAR

Truculência policial resulta na morte de João Marcelo, de 23 anos

Na tarde do último dia 29 de fevereiro de 2024, na Avenida Vereador David Passarinho, perto do numeral 933, na Vila Souza, João Marcelo Novaes dos Santos, de 23 anos, tornou-se vítima de uma ação policial que culminou em sua morte, gerando indignação e revolta entre familiares, amigos e moradores locais.

O episódio teve início quando João, filho de Fernanda Maria Novaes dos Santos e Marcelo dos Santos, foi alvo de uma fiscalização de trânsito realizada pela Polícia Militar de Assis. Ao desobedecer a ordem de parada dada pelos policiais, iniciou-se uma perseguição. Ele encurralado por duas viaturas da polícia perde o controle de sua moto e cai na calçada da praça. 

Segundo relatos do pai da vítima à polícia, após a colisão, os policiais envolvidos na abordagem não se limitaram à violência do impacto. Eles teriam espancado João de forma brutal e, posteriormente, o transferido para outro local, possivelmente com a intenção de alterar a cena do crime. Em meio a esse caos, a família de João não foi informada sobre o ocorrido, tendo conhecimento apenas após uma vizinha avistar a vítima na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e entrar em contato.

Um amigo próximo a João, Paulo Henrique Scarduelli Da Mata, conta que ele fugiu da polícia porque estava com a CNH vencida, pilotando a moto de um amigo e teve medo de que fosse apreendida. 

Desde que foi levado à UPA, João foi intubado devido à gravidade das lesões sofridas. A situação de João se agravou rapidamente, culminando em uma parada cardíaca. Ele foi encaminhado ao Núcleo de Atendimento Regional (NAR) em Assis, onde foi submetido a uma cirurgia de emergência para tratar hemorragias internas e danos em órgãos vitais, como baço e fígado. Apesar dos esforços médicos, João não resistiu aos ferimentos e veio a óbito na data de hoje, 8 de março de 2024.

A brutalidade policial que resultou na morte de João despertou indignação e revolta na comunidade, que exige justiça e responsabilização dos envolvidos. Amigos do jovem entraram em contato com a redação do Abordagem Notícias, expressando sua inconformidade com a ação truculenta daqueles que deveriam proteger a vida.

O corpo de João será liberado por volta das 14 horas para velório, porém ainda não há definição sobre o sepultamento, pois parentes estão a caminho para as despedidas finais.

Vídeo revela ação policial durante perseguição a motociclista

Um vídeo encaminhado à reportagem mostra detalhes da perseguição policial que resultou na morte de João Marcelo Novaes dos Santos, de 23 anos, em Assis. As imagens, capturadas por uma câmera de segurança próxima ao local do incidente, mostram a dinâmica da ação policial durante o ocorrido.

Na gravação, iniciada às 14h40, duas viaturas da polícia são vistas encurralando e cercando João, que perde o controle de sua moto e cai na calçada da praça. Enquanto uma viatura surge atrás dele, outra se posiciona de frente. No momento da queda, três policiais parecem estar envolvidos em uma abordagem física.

Pouco tempo depois, chega mais uma viatura com dois policiais, totalizando uma presença significativa de agentes da lei no local. Durante todo o tempo da gravação, que termina às 14h46, os policiais permanecem próximos a João.

Essas imagens são cruciais para uma compreensão mais clara do ocorrido e destacam a importância de uma investigação detalhada para esclarecer os fatos e garantir a justiça.

 

Nossa redação contatou a Polícia Militar através da assessoria de imprensa da Polícia Militar do Estado de São Paulo e aguarda o retorno. Espera-se a versão dos policiais envolvidos e as providências que serão tomadas. 

Fonte: redação




lena pilates
Pharmacia Antiga